sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

"Estudando o Integralismo através do Departamento de Ordem Política e Social "



Acima imagens da ficha de Plínio Salgado no Departamento de Ordem Política e Social – Deops, nota-se a quantidade abundante de páginas referentes ao seu monitoramento.

Em abril de 2013 comentei sobre os arquivos do Departamento de Ordem Política e Social – Deops presentes no Arquivo Público do Estado de São Paulo e sua importância para o estudo da temática. Recentemente tive a oportunidade de pesquisar um pouco mais neste acervo de grande importância para história do país.

Durante a pesquisa algo chamou minha atenção, trata-se das centenas de páginas dedicadas a Plínio Salgado, nas diferentes fases de sua vida, uma em especial, o período em que ficou foragido das autoridades durante o Estado Novo, até sua definitiva prisão e exílio para Portugal.

Infelizmente momento é muito pouco retratado nas pesquisas, principalmente a intensificação da busca após a fuga do Dr. Belmiro Valverde da Casa de Correção, em 1938, este fato é comentado rapidamente no livro escrito pela Maria Amélia Salgado Loureiro intitulado Plínio Salgado - meu pai. Recomendo aos leitores a compra desta obra pela quantidades de detalhes da vida do principal líder Integralista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.