sábado, 28 de dezembro de 2013

"Vovô Índio presente na Revista de História da Biblioteca Nacional"

A Revista de História da Biblioteca Nacional ao longo das suas diversas edições vem demonstrando uma intolerância incompreensiva ao abordar o Integralismo, em suas diferentes fases, que solta aos olhos de um leitor atento. A edição de dezembro de 2013 não fugiu a regra, o texto  intitulado "O milagre do bom velhinho", escrito pelo jornalista Alexandre Leitão, trata a figura icônica do Vovô Índio de maneira superficial,  sem se preocupar com o universo rico da sua criação, responsável por um amplo debate folclórico e cultural nos anos de 1930. 

Outro fato que chama a atenção sobre o referido texto é o autor se referir ao Integralismo como um mimetismo de movimentos totalitários europeus, algo continuamente desconstruído pela própria academia, possivelmente o autor não teve acesso a trabalhos escritos recentemente, baseando seu  artigo em autores dos anos 1970,além destes fatos a própria imagem do artigo demonstra uma falta de vontade em pesquisar o tema, pela sua facilidade em ser encontrada na Internet. 


Acima titulo do artigo intitulado "O milagre do bom velhinho", escrito pelo jornalista Alexandre Leitão, publicado na edição n.99, dezembro de 2013.

Os interessados em conhecer este artigo poderão encontrar no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.