quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

"Série Entrevista XII - Sr. Marco Antonio Rattes Nunes"

Ficha técnica
Nome: Marco Antonio Rattes Nunes
Filiação: René Nunes e Amaryllis Dagmar Rattes Nunes
Estado: Rio de Janeiro - RJ
Data de nascimento: 19 de maio de 1945
Profissão: Economista

Entrevista realizada no mês de novembro de 2013 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com o filho do Pliniano da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Sr. Amaryllis Dagmar Rattes Nunes.


1) Sr. Marco Antonio Rattes Nunes, quais são as primeiras lembranças do senhor referente ao seu pai?

Meu pai era fechado, não conversava quase. Creio que meu pai não chegou a ser da Acção Integralista Brasileira, por ainda ser uma criança, sendo porém simpatizante até o final da sua vida, até devido aos laços de amizade com seus tios, principalmente tio Olavo. Não acho que tenha tido militância Integralista, mas era bastante anticomunista.  Por uma armadilha do destino ele, sendo jornalista, acabou trabalhando com o Senador Filinto Müller, que me parece foi quem combateu o Movimento Integralista no tempo de Getúlio Vargas. 

2) Não apenas seu pai, como outros membros da sua família fizeram parte da Acção Integralista Brasileira, tendo inclusive cargos de destaque na orgânica do movimento. Na sua opinião por qual motivo o pensamento Integralista teve essa forte penetração no seio familiar? O senhor se lembra de quais parentes vestiram a camisa-verde e qual cargo eles ocuparam? 

Praticamente todos os tios do meu pai eram Integralistas ou simpatizantes, incluindo pelo menos uma mulher, irmã de minha avó paterna de nome Guiomar dos Santos. 

3) Após o fechamento da AIB muitos militantes foram perseguidos, torturados e até mesmo, em alguns casos, morrendo por causa dos ferimentos decorridos da tortura. Devido a essa verdadeira caçada muitos deixaram a vida política, este foi o caso dos seus familiares, inclusive do seu pai? Porque? 

Não tenho real informações sobre o que se passou, mas pelo menos uns três foram presos. Sendo que um deles de nome Olavo, veio a falecer depois. Talvez devido a sequelas da tortura. Minha avó me contou que ele recebeu profundos cortes nas solas dos pés o que o impedida de andar. Esse tio Olavo era muito ligado ao meu pai. 

Também meu avô, pai da minha mãe, ou seja do outro lado, foi perseguido por ser Integralista e teve que se refugir no Sul do país, tempos difíceis, mas nunca me contou nada. 

4) Por fim, qual a mensagem que o senhor deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial do Integralismo? 

Creio que a Ação Integralista não tenha sido estudada com seriedade, só sendo referenciada negativamente pelos seus pontos de semelhança com o Fascismo e o Nazismo, praticamente sendo omitindo que o movimentos nacionalista e de direita eclodiram por todo o mundo, inclusive contrampose aos movimentos Marxistas que também eclodiam. 

Creio, como estudioso de História, que há espaço para uma corrente como o Integralismo no espaço político brasileiro, de vez que as forças conservadores estão desbaratadas, com exceção da direita corrupta representadas pelo coronelismo político e pelo pregadores do liberalismo econômico e do laissez-faire, que conduzem a um internacionalismo suspeito. 

Creio também que há necessidade de se repensar o ideário conservador e nacionalista para que se possa estar compatível com as novas realidades sociais, políticas e econômicas, e para se poder confrontar e oferecer alternativa tanto ao excessivo liberalismo quanto à política de cunho marxista. Ou seja, liberdade social e política com responsabilidade; liberdade econômica sem esmagamento do povo; dimensionamento adequado do Estado sem excessos mas sem abdicar da funções básicas: saúde, moradia, segurança e trabalho. Sem o que se acirra luta de classes.

Acima de tudo isso o cultivo dos valores superiores: honradez, respeito ao próximo, apego à verdade, e respeito à liberdade de crenças e aos valores nacionais.

---

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html);

Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);

Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html);

Entrevista IX Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);








2 comentários:

  1. Conheci muito a Companheira Dª Guiomar MacCormick Santos. Estive várias em sua Residência na Conde de Bonfim, e fui ao seu enterro no Cemitério do Cajú. Era uma excelente Integralista e uma Pessoa boníssima. Anauê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sérgio, obrigado pela mensagem. O objetivo do blog e justamente trazer novas informações sobre a história do Integralismo, o nome da Sra. Guiomar MacCormick Santos provavelmente e desconhecido pela maioria dos pesquisador, sendo sua militância um importante registro para o estudo sobre a temática. Em breve, estarei postando novos depoimentos, aguarde.

      Excluir

Obrigado.