Prezados leitores do blog Populista, recebi recentemente do leitor Sr. José Alberto Barbosa, alguns livros interessantes sobre a história do país, dentre eles: "Caminheiro - uma história perigosa de amor e cuidado", autor Índio Potiguar, "Juca Ruivo - Tradição", de autoria coletiva de José Issac Pilati, José Alberto Barbosa e João Batista Marçal, "Jaraguá do Sul", escrito pelo camisa-verde Emílio da Silva e a obra "Memória Jaraguaense" de Eugênio Victor Schmockel.
Dentre todos os livros enviados gentilmente gostaria de recomendar a leitura do livro escrito por Eugênio Victor Schmockel intitulado "Memória Jaraguaense", que faz um apanhado da história do Município referente ao Integralismo brasileiro, com diversas imagens que proporcionam ao leitor a possibilidade de visualizar aspectos únicos do Sigma na localidade, portanto, obra fundamental para a temática.
Gostaria de agradecer publicamente a gentileza do leitor Sr. José Alberto Barbosa pelo envio das obras, que passam, a partir do dia de hoje, fazer parte do meu acervo pessoal, auxiliando nos estudos da história brasileira.
Acima capa do livro "Memória Jaraguaense", publicado pela Gráfica e Editora "CP", em 1997, escrito por Eugênio Victor Schmockel.
Acima imagem presente no livro de Eugênio Victor Schmockel, neste registro fotográfico é possível ver o líder Integralista Ricardo Gruenwaldt, com o uniforme, sendo assassinado em 13 de agosto de 1937, em Jaraguá do Sul - SC.
Registo fotográfico de Integralistas no Distrito de Bananal, atual Município de Guaramirim, realizado em 1935. Esta imagem esta presente na obra escrita por Eugênio Victor Schmockel, sendo identificados o primeiro decurião Antonio Zimmermann, penúltimo João Butschardt Junior e o último o Padre Sebastião Scarzello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado.