terça-feira, 9 de dezembro de 2014

"Tasso da Silveira, um intelectual esquecido no tempo"

Durante a história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) existiram muitos intelectuais que tiveram suas participações nas fileiras do Sigma esquecidas, em alguns casos até mesmo subtraídas pelos seus biógrafos, este é o caso, por exemplo, do escritor e poeta paranaense Tasso da Silveira (1895-1968). 

As diferentes biografias presentes na Internet sobre o escritor ignoram a sua passagem no Integralismo, desprezando até mesmo que suas obras serviram de fonte para diferentes livros do líder Integralista Plínio Salgado. Outros fatos surpreendem, a completa ausência de informações sobre sua inscrição no Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), além da sua participação na obra "Enciclopédia do Integralismo", coleção responsável por agregar diferentes documentos, estudos e depoimentos sobre o movimento Integralista. 

Um dos diferentes projetos que contou com a colaboração do escritor Tasso da Silveira foi a revista "Cadernos da Hora Presente", responsável por reunir diferentes intelectuais, dentre eles Integralistas, em pleno Estado Novo, com o objetivo de difundir trabalhos e estudos literários, sendo uma importante fonte para compreender o momento político da época. 


Acima matéria publicada no jornal A Razão, n° 29, do dia 5 de novembro de 1936, sobre o ingresso do escritor Tasso da Silveira na Acção Integralista Brasileira - AIB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.