terça-feira, 30 de julho de 2019

"Carmella Patti Salgado: O Despertar da Mulher do Sigma"

Sonhar e agir, com essas palavras a blusa verde Carmella Patti Salgado (1914-1989), esposa do Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Plínio Salgado (1895-1975), inaugura sua percepção sobre o papel da mulher no movimento do Sigma, com a serenidade do cargo de Secretária Provincial de Arregimentação Feminina e Pliniana da Guanabara. 

Segundo Carmella Salgado: "A Mulher do Sigma despertou da letargia em que se achava prostrada, vestiu uma Blusa Verde, a simbólica Blusa Verde das que assumem uma atitude que não é vaidade que se delicia, porém dever que se exercita. No cumprimento deste dever, não tema a uta nem foge ao perigo quem já aprendeu que a vida deve ser vencida com heroísmo e sacrifício e jamais vivida com prazeres e egoismo. "

Em uma análise rápida pelo texto intitulado "Palavras da Secretaria Provincial", publicado na Revista Brasil Feminino, é possível observar a crítica mordaz ao materialismo de seus opositores, acompanhada de um claro direcionamento a burguesia dominante, alheia aos anseios da população e dos desejos dos camisas-verdes, seu texto, resumidamente, é um chamado a todos os Integralistas, em especial, as blusas verdes, para a luta que se desenha, encerrando o texto com a frase "lutando pela vitoria do Sigma que é a vitoria do Brasil". 


Acima imagem da Secretária Provincial de Arregimentação Feminina e Pliniana da Guanabara Carmella Patti Salgado, publicada na Revista Brasil Feminino, n° 35, página 16, ano 1937.


Imagem do artigo intitulado "Palavras da Secretaria Provincial, de autoria da blusa verde  Secretária Provincial de Arregimentação Feminina e Pliniana da Guanabara Carmella Patti Salgado, publicada na Revista Brasil Feminino, n° 35, página 16, ano 1937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.