quarta-feira, 24 de julho de 2019

"O Integralismo no Município de Santos Dumont"

Hoje, há exatamente 87 anos, o herói da aviação brasileira Santos Dumont (1873-1932) tirava sua própria vida, em um hotel no Guarujá - SP.  Personagem envolto de polêmicas e de genialidade singular, revolucionou a aviação mundial com seus inventos que até hoje ecoam em nossos dias, sendo considerado por muitos um dos maiores cientistas do século 20.

Em sua homenagem o blog Populista divulga um fato pouco conhecido sobre o Integralismo no Município de Santos Dumont - MG, região que leva seu nome em sua homenagem. Como é de conhecimento de grande parte dos pesquisadores o movimento do Sigma teve grande expansão em terras mineiras, portanto sua presença em regiões rurais é algo natural, sendo assim, divulgo o relato publicado pela Fundação Casa de Cabungu, sobre os eventos que ocorrem no Município após a revolução do 11 de maio de 1938: 

"Neste mesma época, o Prefeito de Santos Dumont, Jaques Gabriel Pansardi, recebe em seu gabinete a visita de um Capitão, comandante do Esquadrão Merk, na cidade de Santos Dumont. Prédio adquirido pela Prefeitura com este objetivo. O motivo da visita era uma ordem do governo federal para que fosse detidos todos os Integralistas da cidade. Vinha solicitar a colaboração do Executivo Municipal. O prefeito, contrariado, chama seu secretário, Oswaldo Castello Branco e determina que ele acompanhe o Capitação na detenção dos integralistas na cidade. Mas Prefeito, são todos homens de bem e nossos amigos! Eu sei Oswaldo. É uma ordem que tem de ser cumprida, é melhor que você, que conhece todos eles estejam presentes no momento da detenção. Na saída da prefeitura o Capitão pergunta. Aonde nós vamos primeiro Sr. Castello. O primeiro a ser detido é Broncebel Castello Branco. Meu irmão. Vamos deixar seu irmão por último. Qual o próximo Pedro Boeck, Cesário Dulce. José do Patrocínio, Sebastião Carlos do Nascimento. Assim a maioria dos integralistas do município foram detidos. Segundo relato do meu pai, foi a pior missão que ele teve de executar quando esteve na prefeitura sob o comando de Jaques Pansardi". 


Acima imagem fotografada por Ângelo Barros, em 1938, vemos em pé a direita Sr. Cesário Dulce e Sr. Broncebel Castello Branco, com boné. Assentado a direita, o segundo é o Sr. Sebastião Carlos do Nascimento Sobrinho, presidindo a mesa Sr. Pedro Boeck, e o terceiro à esquerda, assentado, é o Sr. José do Patrocínio (Fonte: Fundação Casa de Cabungu). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.