quarta-feira, 25 de setembro de 2013

"Novela da Globo Joia Rara aborda a Acção Integralista Brasileira em sua trama"

As novelas e minisséries da Rede Globo de alguma forma já abordaram o tema Integralismo em suas tramas, sejam as abordagens protagonizadas por galãs globais, ou elementos decorativos de pano de fundo. Na realidade é praticamente impossível para o autor da narrativa contar a história do Brasil, nos anos de 1930, sem falar nos camisas-verdes e os conflitos protagonizados entre seus opositores nas ruas pelo país, por justamente este ter tido uma vasta presença em todo o território nacional, principalmente na capital da República. 

Novamente a emissora aborda o tema, nesta o conflito entre Comunistas e Integralistas, durante o Governo Vargas (1934-1937) fica evidente, o personagem Benito, interpretado pelo ator Anthero Montenegro, faz o papel de um Integralista. Como já é comum aos trabalhos realizados pela Rede Globo, quando retratam o Integralismo, mais uma vez a emissória cunha ao personagem o papel de traidor e agende infiltrado, perdendo assim uma ótima oportunidade de explorar melhor sua presença na trama, vamos aguardar o caminhar da história e ver o que está reservado a este e os demais Integralistas na novela Joia Rara. 

Aos interessados em assistir uma das primeiras cenas em que parecem Integralistas fardados, acesse  o vídeo: "Manfred revela a Benito que odeia Fraz".



Acima imagem da novela da Rede Globo Joia Rara, nela aparecem vários Integralistas de uniforme confraternizando em um bar, algo que vai em choque com as normas contidas nos Protocolos e Rituais da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que expressamente proibia a utilização do uniforme neste ambiente (Fonte: TV Globo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.