segunda-feira, 1 de julho de 2019

"A Engenharia no Estado Integral"

Qual o papel dos profissionais da engenharia no Brasil Integral? Essa pergunta o colunista camisa-verde Roberto Cortines, Coordenador do Grupo Profissional de Engenharia e Arquitetura da Província da Guanabara, tenta responder em seu emblemático artigo publicado no jornal A Offensiva, n° 71, página 02, de 21 de setembro de 1935. 

Sobre a vida e obra do engenheiro Roberto Cortines pouco se sabe, entretanto, é possível encontrar vários artigos de sua autoria, em periódicos diversos publicados pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), voltados aos profissionais da engenharia, além de informações que o camisa-verde foi julgado pelo Tribunal de Segurança Nacional - TSN, devido a sua participação nos eventos revolucionários de 11 de maio de 1938. 

Sobre o texto publicado no jornal A Offensiva, destaco parte que segundo o Autor, a engenharia  exerce papel de destaque no desenvolvimento econômico, moral e social no país: "Os engenheiros são os grandes obreiros do Brasil de futuro. São os obreiros do progresso porque elles realizam as obras, não devem porém se elevarem ao ponto de quererem dictar normas de governo, porque a technica é necessaria e imprescindivel, mas a techinica existe para o progresso material dos povos, que deve estar subordinado ao progresso moral e espirtial da humanidade". 


Acima imagem do artigo de autoria do camisa-verde Roberto Cortines, publicado no jornal A Offensiva, n° 71, página 02, de 21 de setembro de 1935. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.