terça-feira, 18 de novembro de 2014

"Aspectos da exposição sobre a Acção Integralista Brasileira em Jaraguá do Sul - SC"

Os moradores e turistas que visitam a cidade de Jaraguá do Sul - SC já podem encontrar no Museu Histórico Emílio da Silva um pouco sobre a história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) na região, através da exposição que revela aspectos únicos da trajetória do Sigma em Santa Catarina, estando aberta ao público de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h, além dos sábados, das 9 às 12 horas e domingos 16 às 19 horas, entrada gratuita. 


Acima registro fotográfico do uniforme Integralista, utilizado pelos militantes da Acção Integralista Brasileira, tendo ao lado a foto do Integralista Ricardo Gruenwald, assassinado pelos opositores ao Integralismo, durante a década de 1930. 

O confronto entre Integralistas e seus opositores é um dos temas abordados durante a exposição, nela figura a imagem do líder local, o camisa-verde Ricardo Gruenwaldt, assassinado pela autoridade policial, segundo o inquérito aberto na época. Outros objetos também se encontram expostos, dentre eles, a urna utilizada pelos camisas-verdes para depositaram seus votos, responsável por eleger o triunvirato em Jaraguá do Sul, sendo um importante ícone da democracia nas fileiras Integralistas. 

 

Acima imagem dos livros, ABC do Integralismo e Doutrina do Sigma, expostos durante a exposição sobre o Integralismo em Jaraguá do Sul - SC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.