sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"Reagem lideranças dos Partidos Pequenos contra fechamento de suas legendas"

Acima imagem do jornal O Globo, página 06, publicado no dia 06 de dezembro de 1956, no qual aborda a proposta sobre o fechamento dos pequenos partidos políticos existentes no Brasil. 

A redução do número de legendas politicas no país e um assunto sensível, tentativas de aprovar a reforma política hoje esbarram em diferentes interesses dos caciques políticos que impendem sua votação, este cenário não e diferente do ano de 1956, quando o Deputado Federal Medeiros Neto, apoiado por representantes do Partido Social Democrata - PSD e da União Democrática Nacional - UDN, defendia abertamente a tese da diminuição de agremiações politicas. 

O jornal fluminense O Globo noticiou o tema no dia 05 de dezembro de 1956, em sua primeira página, com a manchete “Reagem os Pequenos Partidos”. Na matéria a publicação ouviu os lideres do Partido Liberal - PL, Partido da Democracia Crista - PDC, Partido Trabalhista Nacional - PTN, Partido Socialista Brasileiro - PSB e do Partido de Representação Popular - PRP, todos contra a proposta, porém diferente das outras respostas o líder Populista, defendeu uma tese distinta dos demais, em principio, contra a existência dos partidos sem ideologias próprias, incapazes de atender os anseios da população, que serviriam apenas como defensor dos interesses pessoais dos políticos profissionais. 

Abaixo transcrevo algumas das respostas dos lideres das legendas ditas “pequenas” pelo jornal O Globo

Queirós Filho (PDC)


"Representante que sou de um pequeno partido, discordo vivamente da sugestão apresentada pelo Deputado Padre Medeiros Neto. 
A tendência de reduzir o número dos partidos pode terminar num partido único. E além disso não é possível impedir-se a formação de novas correntes de opinião pública. O Partido Democrata Cristão, por exemplo, é um movimento político que cresce em todos os Estados, com ideologia própria, diferenciada das demais agremiações partidárias. Assim, não me parece democrático o processo de enquadrar-se, através de lei, um partido no âmbito de outro"

Miguel Leuzzi (PTN)


"Como líder de um pequeno partido s´posso ser contra a tese defendida pelo Deputado Medeiros Neto. Acho que os pequenos partidos não podem ser responsabilizados pela situação difícil que atravessa o País. E entendo que os partidos pequenos, com ideologias próprias, devem subsistir. Quem poderá, de resto, prever se no futuro alguns dos atuais pequenos não serão os grandes?"

Luis Campagnoni (PRP)


"Cito Maritain: "Os partidos não são essenciais à democracia. Mas constituem a tentação permanente de todas as democracias sem vigor espiritual e preparam o caminho para o totalitarismo". 
Sei esta frase de cor porque ela constitui uma justificativa para todos aqueles que preconizamos uma forma de representação política fora dos partidos. Tenho meus argumentos nesse sentido. Um deles e que o partido político tem objetivos puramente políticos; e as reivindicações populares de hoje não são propriamente políticas: são de caráter econômico, social etc. Hoje o povo reivindica o seu direito à educação, à saúde, à cultura, ao trabalho, o direito de constituir família e assim por diante. Então cabe perguntar: serão ainda os partido políticos os instrumentos adequados para a captação da vontade popular? Outro argumento: as reivindicações políticas já estão todas atendidas na Constituição. No capítulo dos direitos e das garantias individuais, com efeito, estão todas elas consagradas".

"Mas, propriamente quanto à redução do número de partidos, qual e a sua opinião?"

"Este é assunto no qual não desejaria entrar. O que discuto é se os partidos continuam a ser adequados para interpretar os interesses do povo. Entretanto, defendo, já que existem partidos em nosso País, as pequenas agremiações, que são o cenáculo onde florescem as idéias. Podem eles, de resto, assumir grandes proporções e ter influências, decisivas na vida da Nação, como é o caso do Partido Republicano, que, no tempo do Império, não tinha vez, mas que, entretanto, acabou criando a República".  

terça-feira, 27 de agosto de 2013

"Ato Público cobra construção de Biblioteca Pública Municipal em João Pessoal - PB"

Hoje saio um pouco do tema proposto no blog Populista para falar sobre um assunto de grande importância em todo o Brasil, a falta de espaços culturais destinados a leitura. O problema da inexistência de bibliotecas públicas é algo latente, porém pouco abordado na mídia, um fato curioso deste problema é a cidade de João Pessoal, na Paraíba, que destaca-se por ser a única capital do país, a não possuir uma Biblioteca Pública Municipal. 

Uma das promessas do atual Prefeito foi o compromisso de construir uma Biblioteca Municipal, destinado a estimular e valorizar a cultura regional, proporcionando um espaço democrático para toda a população. Na tentativa de lembrar sobre esta promessa será realizado no dia 03 de setembro de 2013, às 10:00 horas, na Prefeitura de João Pessoa - PB, em Água Fria (concentração em frente a passarela), ato público intitulado "Biblioteca Pública Já", objetivando alertar toda a população sobre esse problema que afeta toda a cultura da região.

Para maiores informações sobre a manifestação, envie e-mail para o Prof. Dídimo Mato: didimo.george@uol.com.br


Acima imagem de divulgação da campanha criada pelo Ministério da Cultura intitulado "Pro Ler", com o objetivo de incentivar a leitura. Este programa esqueceu apenas de um detalhe, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, falta um local público destinado a leitura para população, seria interessante antes de gastar dinheiro público com a campanha publicitaria, destinar o valor para o fomento não só da Biblioteca Pública de João Pessoa, mas a de outras regiões. 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

"A influência do Integralismo Lusitano no Partido de Representação Popular"

O Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) durante sua existência recomendou aos seus membros a leitura de diversos livros  sobre história, economia e política na tentativa de estimular o conhecimento através da leitura visando a formação dos seus quadros. Um dos diversos autores recomendados era do historiador, político e poeta português António Maria de Souza Sardinha, principal doutrinador do Integralismo Lusitano, caracterizada pela defesa da Monarquia orgânica e tradicionalista.

Nos próximos dias o leitor terá a oportunidade de assistir uma conferência sobre a principal figura deste movimento político intitulada "Do Republicanismo Jacobino à Monarquia Orgânica e Tradicionalista: António Sardinha, história de uma conversão", na Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH-USP), ás 11:00 horas, no dia 28 de agosto de 2013, proferida pela Profa. Dra. Ana Isabel Sardinha Desvignes.

Para maiores informações sobre o evento, acesse: www.historia.fflch.usp.br.


Acima imagem do convite para a conferência "Do Republicanismo Jacobino à Monarquia Orgânica e Tradicionalista: António Sardinha, história de uma conversão", a ser realizada na Cátedra Jaime Cortesão, em São Paulo - SP. 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

“O surgimento do Partido de Representação Popular nas caricaturas do Jornal O Globo"

O ressurgimento do Integralismo no cenário nacional em 1945 foi motivo de diversas manchetes em diferentes jornais pelo Brasil, um periódico entretanto destacou-se por reacender seu passado de combate ao movimento Integralista,  não poupando "veneno" nas suas publicações destinadas a informar o leitor o desenvolvimento da nova legenda do Sigma, agora intitulada Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), que recepcionou um número significativo de antigos membros da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). 

Acompanhado de diversas manchetes sensacionalistas, o jornal O Globo, sediado no Rio de Janeiro, e fundado em 1925, utilizou de uma formula em crescimento nos jornais de circulação diária, o humor. Através de diferentes charges publicadas por seus cartunistas as criticas editorias ao Integralismo ficam evidentes ao leitor desatento que pode compreender de maneira acessível a interpretação da publicação sobre a história e doutrina Integralista.

Abaixo dois exemplos retirados do jornal O Globo, nota-se que em ambas as charges o cidadão esta representado, transportando o leitor para a charge personificada em personagens humildes para facilitar sua associação. 

Acima charge intitulada "Provérbios Políticos" publicada no jornal O Globo, n° 6281, página 01, 28 de outubro de 1946.

Acima charge intitulada "O Caminho dos Brasileiros" publicada no jornal O Globo, n° 8004, página 01, 30 de novembro de 1945

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

"Plínio Salgado, a única Esperança em 1955"


Panfleto produzido pelo Comité da campanha presidencial de Plínio Salgado, pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), para as eleições de 1955. 

A propaganda politica faz parte do regime democrático, tem o objetivo de chamar a atenção do público para que depositem seus sufrágios em um representante apresentado durante as diversas peças publicitarias distribuídas na campanha. Hoje muitas das campanhas do passado nos chamam a atenção pelas suas características, e em certos casos acabam causando estranheza pela abordagem elaborada nas diferentes formas utilizadas.

Um desses casos é o panfleto de divulgação da campanha presidencial de Plínio Salgado, em 1955, nela o panfleto chama a atenção do leitor com letras garrafais, segundo o panfleto "BRASILEIRO! Se és deveras PATRIOTA, toma nota do seguinte endereço: Plínio Salgado, PALÁCIO DO CATETE, Rua da Unica Esperança, 1955"

O santinho do candidato claramente apela para o passado nacionalista de Salgado, fazendo uma analogia com o destino do Brasil, sendo a única esperança a eleição do candidato. Nota-se que o responsável pela produção do panfleto optou pela adoção da cor verde, sendo claramente um paralelo a cor da camisa dos participantes da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) no qual Plínio Salgado era o principal líder e idealizador. 

O mais interessante deste panfleto é a forma que ele se integrava a outras peças da campanha do candidato, durante os meses de divulgação que antecederam a eleição foram distribuídos entre os correligionários milhares de pins no formato de chave, com o nome de Plínio talhado no centro, fazendo uma clara alusão as chaves do Palácio do Catete, sede do Presidente da República. 


Acima pin na cor dourada em formato de chame, com a inscrição Plínio, produzido pelo Comité da campanha presidencial de Plínio Salgado em 1955. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

"Hélio Rocha, 90 anos - Coletânea de Pensamentos"


Acima imagem de divulgação do livro Hélio Rocha, 90 anos - Coletânea de Pensamentos, publicado em 2013 pela Editora GRD. 

Prezados leitores do blog Populista, hoje recebi uma carta do Presidente da Confederação dos Centros Culturais da Juventude - CCCJ, o editor, escritor e jornalista baiano Gumercindo Rocha Dorea, com um exemplar do livro "Hélio Rocha, 90 anos - Coletânea de Pensamentos".

Trata-se de uma interessante obra sobre um dos principais educadores brasileiros. Neste livro encontram-se algumas das diversas visões sobre o mundo escritos durante sua trajetória, em destaque o período de 1948 a 1950, no qual esteve ligado aos Centros Culturais da Juventude, passando três anos realizando palestras por todo o Brasil, defendendo um nacionalismo cristão, em um momento de conflitos entre ideologias pelo mundo, acarretado em diversos conflitos armados.

Atualmente o Professor Hélio Rocha sofre graves problemas de saúde devido a um Acidente Vascular Cerebral - AVC, estando se recuperando em sua residência com auxilio da sua família, o blog Populista deseja uma rápida recuperação a um dos principais colaboradores com artigos em diferentes áreas vinculados no jornal editado pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) A Marcha. Para maiores informações sobre sua trajetória ou para adquirir o livro acesse:  www.integralweb.com.br/heliorocha. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

"Arquivo Público de São Paulo abre inscrições para Oficina de Preservação"


O Arquivo Público do Estado de São Paulo com o objetivo de proporcionar maior longevidade aos documentos que dependem de cuidados e de atenção especial, visando a difusão de técnicas de conservação e preservação promove a partir do dia 1° de agosto, a oficina Preservação de Acervos Bibliográficos - Módulo I: Conservação Preventiva. 

O curso é destinado aos profissionais da área de preservação da memória: conservadores, curadores, restauradores, bibliotecários, arquivistas, museólogos e colecionadores, que terão a oportunidade de ocupar uma das trinta vagas disponíveis para o primeiro módulo, que serão oferecidas entre os dias 16 e 20 de setembro de 2013, sendo ministradas pela Professora Norma Casseres, Diretora do núcleo de Conservação do Centro de Preservação do Arquivo Público. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 01 e 14 de agosto no site do Arquivo: www.arquivoestado.sp.gov.br/oficina/inscricao.pdf. Para maiores informações, basta ligar para o telefone: 2089-8144 / 2089-8149.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

"Prêmio Teses Sandra Jatahy Pensamento em História Cultural - ANPUH"



Informo aos leitores do blog Populista que o Comitê Científico do GT Nacional de História Cultural da Associação Nacional de História - ANPUH está promovendo o Prêmio Teses Sandra Jatahy Pesavento em História Cultural. 

Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo premiar bianualmente, por meio de publicações em e-book, os dois melhores trabalhos em História Cultural selecionados por uma Comissão Editorial, que será composta especificamente para essa finalidade. 

Poderão concorrer ao Prêmio Teses Sandra Jatahy Pesavento em História Cultural teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em História stricto sensu, reconhecidos pela CAPES, entre 01 de janeiro de 2012 e 31 de julho de 2013, que versem sobre temas e abordagens atinentes ao campo da História Cultural. As teses inscritas deverão ser inéditas e encaminhadas até o dia 31 de outubro de 2013.

Para maiores informações, basta consultar a versão integral da Chama Pública, através do site: www.gthistoriacultural.com.br. 

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

"Integralistas envolvidos com atividades criminosas em Petrópolis - RJ"


Apresento hoje aos leitores um recorte de jornal que descreve atividades “criminosas” de Integralista em Petrópolis – RJ, trata-se de uma publicação do Jornal do Brasil, de 12 de outubro de 1940, período este no qual a Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) encontrava-se na clandestinidade, juntamente com os demais partidos políticos do período.

O comunicado do Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP, republicado no periódico, declara “Remanescentes da extinta ação integralista, burlando a boa fé dos Congregados Marianos de Petropolis, procuraram, no ultimo Domingo, da expansão ás suas atividades valendo-se, para isso, de uma estrategema que teve imediata repulsa por parte dos religiosos daquela Congregação, provocando, finalmente, a intervenção das autoridades politicas”.

Durante a reportagem a apuração indica claramente que os Integralistas presentes desvirtuaram o evento dos Marianos em Petrópolis, porem desconhecem que grande parte desta congregação religiosa possui camisas-verdes, sendo a região serrana fluminense, principalmente Petrópolis, Teresópolis e Friburgo um forte reduto Integralista.

Outro fato curioso no recorte de jornal e interessante por apresentar aspectos do cotidiano de Integralistas, em especial seus lideres, como no caso do Sr. Eurípedes Cardoso de Menezes, figura de destaque nas fileiras do Sigma que se encontrava no evento reportado nas folhas do jornal. A relação dos detidos após o evento são: Luciano Encarnação (funcionário do Banco do Brasil), Alberto Justo Cathiard (comerciante), Ernani Soares Judice (medico chefe da Assistencia Social do Integralismo), Oldemar Pinkenauer, Pedro Hess (Industrial), Osvaldo Zanello Vieira (secretario Chefe Provincial), Reinaldo Antonio da Silva Chaves, Edmundo Vital, Numa Haddo Zander e Euripedes Cardoso de Menezes. 


Acima imagem da reportagem policial "O Integralismo em Petrópolis", publicada no Jornal do Brasil, dia 12 de outubro de 1940, página 10.