quinta-feira, 15 de agosto de 2013

"Plínio Salgado, a única Esperança em 1955"


Panfleto produzido pelo Comité da campanha presidencial de Plínio Salgado, pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), para as eleições de 1955. 

A propaganda politica faz parte do regime democrático, tem o objetivo de chamar a atenção do público para que depositem seus sufrágios em um representante apresentado durante as diversas peças publicitarias distribuídas na campanha. Hoje muitas das campanhas do passado nos chamam a atenção pelas suas características, e em certos casos acabam causando estranheza pela abordagem elaborada nas diferentes formas utilizadas.

Um desses casos é o panfleto de divulgação da campanha presidencial de Plínio Salgado, em 1955, nela o panfleto chama a atenção do leitor com letras garrafais, segundo o panfleto "BRASILEIRO! Se és deveras PATRIOTA, toma nota do seguinte endereço: Plínio Salgado, PALÁCIO DO CATETE, Rua da Unica Esperança, 1955"

O santinho do candidato claramente apela para o passado nacionalista de Salgado, fazendo uma analogia com o destino do Brasil, sendo a única esperança a eleição do candidato. Nota-se que o responsável pela produção do panfleto optou pela adoção da cor verde, sendo claramente um paralelo a cor da camisa dos participantes da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) no qual Plínio Salgado era o principal líder e idealizador. 

O mais interessante deste panfleto é a forma que ele se integrava a outras peças da campanha do candidato, durante os meses de divulgação que antecederam a eleição foram distribuídos entre os correligionários milhares de pins no formato de chave, com o nome de Plínio talhado no centro, fazendo uma clara alusão as chaves do Palácio do Catete, sede do Presidente da República. 


Acima pin na cor dourada em formato de chame, com a inscrição Plínio, produzido pelo Comité da campanha presidencial de Plínio Salgado em 1955. 

2 comentários:

  1. Obrigada por nos trazer tantas informações e nos dar uma visão maior do Integralismo....Fique com Deus. Anauê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada, obrigado pela mensagem o objetivo e justamente trazer dados desconhecidos sobre a história do Integralismo, em especial o capitulo sobre o Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).

      Excluir

Obrigado.