sexta-feira, 2 de agosto de 2013

"Integralistas envolvidos com atividades criminosas em Petrópolis - RJ"


Apresento hoje aos leitores um recorte de jornal que descreve atividades “criminosas” de Integralista em Petrópolis – RJ, trata-se de uma publicação do Jornal do Brasil, de 12 de outubro de 1940, período este no qual a Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) encontrava-se na clandestinidade, juntamente com os demais partidos políticos do período.

O comunicado do Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP, republicado no periódico, declara “Remanescentes da extinta ação integralista, burlando a boa fé dos Congregados Marianos de Petropolis, procuraram, no ultimo Domingo, da expansão ás suas atividades valendo-se, para isso, de uma estrategema que teve imediata repulsa por parte dos religiosos daquela Congregação, provocando, finalmente, a intervenção das autoridades politicas”.

Durante a reportagem a apuração indica claramente que os Integralistas presentes desvirtuaram o evento dos Marianos em Petrópolis, porem desconhecem que grande parte desta congregação religiosa possui camisas-verdes, sendo a região serrana fluminense, principalmente Petrópolis, Teresópolis e Friburgo um forte reduto Integralista.

Outro fato curioso no recorte de jornal e interessante por apresentar aspectos do cotidiano de Integralistas, em especial seus lideres, como no caso do Sr. Eurípedes Cardoso de Menezes, figura de destaque nas fileiras do Sigma que se encontrava no evento reportado nas folhas do jornal. A relação dos detidos após o evento são: Luciano Encarnação (funcionário do Banco do Brasil), Alberto Justo Cathiard (comerciante), Ernani Soares Judice (medico chefe da Assistencia Social do Integralismo), Oldemar Pinkenauer, Pedro Hess (Industrial), Osvaldo Zanello Vieira (secretario Chefe Provincial), Reinaldo Antonio da Silva Chaves, Edmundo Vital, Numa Haddo Zander e Euripedes Cardoso de Menezes. 


Acima imagem da reportagem policial "O Integralismo em Petrópolis", publicada no Jornal do Brasil, dia 12 de outubro de 1940, página 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.