sexta-feira, 28 de agosto de 2015

"Anel Integralista de Plínio Salgado exposto no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro"

Trago hoje aos leitores do blog Populista a imagem de um belíssimo anel enviado gentilmente pelo pesquisador Prof. Edgar Serrato fotografado durante sua visita ao Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior de São Paulo, quando realizava sua pesquisa de Mestrado sobre o Integralismo brasileiro. 

Nesta curiosa imagem é possível encontrar o Sigma em bronze ao centro do anel, segundo a legenda presente no objeto "trata-se de um anel pertencente ao Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Plínio Salgado", entretanto, as diferentes imagens notoriamente conhecidas do líder Integralista não trazem o personagem utilizando este objeto, portanto, podemos supor que na verdade este anel foi um presente ofertado a Salgado, não sendo usado por ele, talvez por esse motivo esteja tão bem preservado. 


Acima, anel Integralista pertencente a Plínio Salgado presente no Fundo Plínio Salgado, localizado no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro (Fonte: Edgar Serrato/APHRC). 

terça-feira, 25 de agosto de 2015

"Dimensões do Regime Vargas - X Semana de História Política da UERJ"

Nos dias 19 a 23 de outubro de 2015 será realizada a "X Semana de História Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ", dando continuidade aos encontros anteriores e promovendo o debate, pesquisas históricas e contato com pesquisadores de diferentes regiões que se encontram para trocar experiencias sobre seus trabalhos ampliando o conhecimento. 

Neste ano o Simpósio Temático 04 "Dimensões do Regime Vargas" contará com a coordenação dos Prof. Dr. Orlando de Barros (UERJ) e Prof. Dr. Thiago Cavaliere Mourelle (UFF/Arquivo Nacional). Nos anos anterior participei desta mesa, apresentando trabalhos relacionados a história do Integralismo, em suas diferentes fases. Abaixo disponibilizo o link para acesso ao último trabalho apresentado, intitulado "Memórias de Família: a história de militância da família Integralista Vasconcellos":

Link: IX Semana de História Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Anais 2014): http://semanahistoriauerj.net/anais-da-semana-de-historia/


Acima imagem de divulgação da X Semana de História Política da UERJ. As inscrições foram prorrogadas até o dia 06 de setembro de 2015. 

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

"Luz del Fuego e Plínio Salgado no artigo A Mulher Nua"

Ontem, dia 19 de agosto de 2015, ocorreu o lançamento na livraria Zaccara, em São Paulo, localizada na Rua Cardoso de Almeira, n° 1356, no bairro de Perdizes, do livro "Cravo na Carne - Fama e Fome", de autoria dos escritores Alberto de Oliveira e Aberto Camarero, publicado pela Editora Veneta e ganhador do prêmio "carequinha", distribuído pela Funarte. 

A obra aborda a história de onze mulheres que entre os anos 1920 e 1950 do século XX, se exibiram como faquiresas no Brasil, rompendo com os costumes sociais da época. Durante o período a arte do faquirismo foi duramente combatida pela sociedade que não compreendia esta curiosa forma de arte corporal, atraindo ainda hoje curiosidade sobre um tema que carece de maiores estudos pela historiografia brasileira.   

Um fato curioso liga umas das principais expoentes desta cultura ao Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), Luz del Fuego e sua exibição durante o carnaval de 1948 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Neste momento, os defensorias da falsa "moral e dos bons costumes" expulsaram a atriz do recinto, chocados com sua interpretação, tendo Plínio Salgado posteriormente escrito importante artigo sobre o fato intitulado "A Mulher Nua", publicado nos jornais da época, revistas e nos livros "A Verdade Nua", de Luz del Fuego, e "O Livro Verde da Minha Campanha", de Plínio Salgado, onde aborda toda a polêmica do fato e sua utilização pelos adversários políticos.  

Acima convite do livro "Cravo na Carne", de autoria dos pesquisadores Alberto de Oliveira e Aberto Camarero, publicada pela Editora Veneta, em 2015. Nas próximas postagens divulgo uma das diversas reportagens do período que abordaram o polêmico fato ocorrido no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 



Vídeo publicado pela Rede Globo sobre a história de Luz del Fuego, com raro registro da sua performasse no teatro (Fonte: Youtube). 

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

"Indumentária desconhecida dos camisas-verdes"

Recentemente comentei no blog sobre a aquisição de alguns pins desconhecidos por mim da coleção do Sr. Jaime de Abreu Neto, residente em Sorocaba - SP. Alguns leitores enviaram e-mails cobrando a postagem de fotos sobre esses referidos ícones da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Atendendo a pedidos, divulgo duas imagens dos objetos comprados através do Sr. Jaime, sendo ambos os itens desconhecidos pela maioria dos pesquisadores e colecionadores.


Acima, pim com a inscrição em latim "ALEA JACTA EST - XXIII-IV-XXXIII", na cor azul, vermelho e preto. Nota-se, nesta imagem, a presença de uma curiosa fita vermelha, sendo uma peça comemorativa da primeira marcha Integralista ocorrida em São Paulo. Este mesmo pim é possível ser encontrado no acervo do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP, sem a referida fita.


Igualmente, outro pim da Acção Integralista Brasileira, com a bandeira do Brasil e o Sigma abaixo. Infelizmente nenhum dos dois pins possuem a marca do fabricante.

Ambos os objetos acima demonstram alguns fatos curiosos, no primeiro a cor vermelha foi utilizado pouquíssimas vezes pela Acção Integralista Brasileira, já o segundo, a ausência da marca de fabricante, o tamanho de 2 centímetros e a qualidade do item sugerem que foi produzido por um núcleo local, não sendo adotado pelo movimento como um todo, entretanto deixo claro que essa é apenas uma suposição, sendo necessária maiores pesquisas. Nota-se que esse fato era comum, já que muitos núcleos tinham peculiaridades únicas, adotando características próprias.

Sobre o impressionante acervo do Sr. Jaime de Abreu Neto, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2015_07_01_archive.html

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

" A Revolução de 1930 segundo Miguel Reale"

Recentemente comentei sobre a interpretação de alguns camisas-verdes quanto a Revolução Constitucionalista de 1932, ocorrida no Estado de São Paulo - SP, responsável em deflagar um conflito armado que colocou em trincheiras opostas brasileiros de diferentes Estados da nação. Outras análises de conflitos anteriores são fundamentais para compreender o contexto que estava inserido a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), neste caso, por exemplo, a Revolução de 1930. 

A Revolução de 1930 foi um movimento armado, liderado pelos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba, que objetivavam um golpe de Estado, devido a insatisfação dos resultados das eleições presidenciais, impedindo a posse do Presidente eleito Júlio Prestes. O Secretário Nacional de Doutrina da Acção Integralista Brasileira Dr. Miguel Reale publicou um artigo nos anos 1930 sobre a revolução, indicando aspectos interessantes numa ótica Integralista. Compartilho com os leitores o artigo é agradeço seu envio, através do pesquisador Prof. Edgar Serrato. 

 

Acima, artigo recortado em duas partes sobre a Revolução de 1930 publicado no jornal Acção. Quanto a data, acredito que a referencia esteja equivocada, já que o jornal começou a ser publicado apenas em 7 de outubro de 1936 ( Fonte: Acervo Edgar Serrato). 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

"Carmela Patti Salgado e a militância na Ação Social do Planalto - ASP"

Recebi esta semana uma carta acusando o recebimento da gravação sobre o processo de restauração do mosaico com a imagem de D. Carmela Patti Salgado, companheira do poeta, escritor e político Plínio Salgado, presente na entrada da Ação Social do Planalto. Através desta modéstia doação os interessados que visitarem o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior de São Paulo, poderão encontrar este importante material que traça um pouco da história de D. Carmela junto a esta instituição filantrópica localizada em Brasília - DF. 

Importante ressaltar a existência do "Fundo Carmela Patti Salgado", presente no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, desconhecido por muitos pesquisadores, que se debruçam em sua maioria apenas no "Fundo Plínio Salgado", sendo o primeiro de grande importância para compreender o papel feminino na história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

Acima carta enviada pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro sobre a doação da gravação referente ao restauro do mosaico de D. Carmela Patti Salgado, presente na sede da Ação Social do Planalto. 

Registro fotográfico de D. Carmela presente no livro "Dos Papéis de Plínio, contribuições do Arquivo de Rio Claro para a historiografia brasileira", p.244.

Para maiores informações acesse:

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/02/carmela-patti-salgado-e-defesa-dos.html
http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/06/mosaico-de-d-carmela-salgado-restaurado.html

terça-feira, 4 de agosto de 2015

"Monumento a República presente durante reunião Integralista em Maceió - AL"

A presença notória de materiais Integralistas em alguns Arquivos Públicos pelo país, fruto da vigilância ou apreensão da polícia política de Getúlio Vargas, já é algo amplamente conhecido, entretanto uma pesquisa mais aprofundada em alguns arquivos podem trazer grandes surpresas, como é o caso do Arquivo Público de Alagoas. Infelizmente o endereço virtual da Autarquia é simples, não disponibilizando uma pesquisa virtual aprofundada, apenas uma lista das pastas presentes no local disponíveis para consulta. 

Para nossa sorte, recentemente um leitor do blog Populista enviou algumas imagens deste imponente acervo, as imagens que compõe os arquivos sobre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) trazem em sua maioria registros fotográficos das atividades na região, entretanto, uma em especial me chamou a atenção, trata-se de uma reunião em Maceió - AL. Neste evento é possível encontrar a presença de um curioso monumento em homenagem a República e a Floriano Peixoto (1839-1895), reproduzido, já que o original se encontra no Rio de Janeiro - RJ. 


Acima, registro fotográfico de uma reunião da Acção Integralista Brasileira, realizada no auditório da Sociedade Perseverança, em Maceió - AL (Fonte: Arquivo Público de Alagoas). 

Abaixo imagem do monumento presente no centro do Rio de Janeiro em homenagem a República e a Floriano Peixoto, projetada e confeccionada pelo pintor Eduardo Sá (Fonte: FragsWiki)


Por fim, mais algumas fotografias de camisas-verdes desconhecidos registradas em Alagoas - AL, presente no acervo do arquivo. Nota-se que em ambas as imagens os militantes possuem broches em suas camisas, sendo o primeiro em homenagem a visita do líder Plínio Salgado as Províncias e o segundo da milicia Integralista (Fonte: Arquivo Público de Alagoas). 

 

Para maiores informações sobre o Arquivo Público de Alagoas - AL, acesse o endereço: www.arquivopublico.al.gov.br/