segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"Os Populistas e os trabalhadores rurais"

No inicio de 1945, após o fim do Estado Novo (1937-1945), os Integralistas começaram a se organizar em diversas entidades sociais e políticas, as legendas que mais se destacaram neste processo foram as do Partido de Representação Popular – PRP e os Centros Culturais da Juventude – CCJ, tendo sido tema, atualmente, de diversos estudos acadêmicos.  

Infelizmente pouco se sabe sobre os outros grupos sócio-políticos que os Integralistas fundaram após 1945, algumas inclusive tiveram algum sucesso, penetrando de forma contundente nas camadas populares brasileiras, alguns exemplos desta atuação são a União Operaria e Camponesa do Brasil – UOCB, voltada para a arregimentação de trabalhadores rurais e a Ação Patriótica das Mulheres Brasileira, entidade destinada a trazer a mulher para a participação política.
Acima imagem da convocação da União Operaria e Camponesa do Brasil – UOCB, divulgado no jornal partidário A Marcha (1953-1965), página 04, ano VIII, n°433. Durante a existência do periódico diversos convites e resoluções da UOCB serão divulgadas, diferentes das outras entidades que pouco estiveram presentes no semanário, demonstrando assim sua pouca penetração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.