quinta-feira, 8 de setembro de 2011

“Plínio Salgado e o Patriarca da Independência”

Nesta semana se comemora nas principais capitais do país o dia da independência no Brasil, realizado em 1822 tendo a frente o então Imperador D. Pedro. Durante as festividades pouco se abordou sobre os principais personagens que participaram dos eventos que culminaram no famoso Grito do Ipiranga, momento este chave da política nacional.  Entre as principais figuras históricas se destaca o Patriarca da Independência José Bonifácio de Andrada e Silva, personagem hoje esquecido no Panthéon da Independência.

O então Deputado Federal Plínio Salgado, em 06 de setembro de 1970, na tentativa de decipar a nevoa de cinzas que cobria o momento histórico, publicara um artigo de sua autoria no Diário de São Paulo, no qual abordava a figura emblemática de José Bonifácio, ressaltando principalmente sua imagem de estadista e defensor da Pátria brasileira. Ainda hoje esta imagem é pouco trabalhada nas escolas e academias quando tratam sobre o fim do Império no Brasil. 

Esta não é a primeira vez que Salgado, através de artigos, resgata figuras da história brasileira, durante sua carreira como cronista publicou diversos artigos e livros dos mais variados temas, trazendo personagens e batalhas heróicas que ocorreram no Brasil antigo, porém poucos valorizados pelos próprios brasileiros e a historiografia em geral. 

Acima artigo publicado no Diário de São Paulo, em 06 de setembro de 1970, pelo então Deputado Federal, pelo ARENA-SP, Plínio Salgado, em sua coluna semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.