sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"As Bandeiras Populistas"

Existem muitas formas de divulgar idéias e campanhas políticas, o Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) resgatou diversas práticas comuns na Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) para divulgar suas propostas e ideologias, um dos exemplos deste resgate foi o constante uso das denominadas “bandeiras Integralistas”, rebatizada com o nome de “bandeiras Populistas”.

As “bandeiras Integralistas” tiveram inicio em 1933 com a proposta de intensificar a propaganda e organização da Acção Integralista Brasileira - AIB, eram realizadas através de comitivas do Norte ao Sul do Brasil, lideradas por personalidades Integralistas vestidas com suas camisas-verdes, entre elas Eurípedes Cardoso de Meneses, Olbiano de Melo, Ovídio da Cunha, Loureiro Junior, Gustavo Barroso, Miguel Reale, Plínio Salgado, entre outros; que realizavam palestras doutrinárias ao chegarem às localidades. Estas atividades obtiveram sucesso na expansão da AIB, tendo influência de forma expressiva na abertura de Núcleos Integralistas pelo Brasil.

Com a utilização dos mesmos métodos as “bandeiras Populistas” percorreram pelo Brasil levando as idéias da legenda, fundando Diretórios Estaduais e Municipais pelos seus representantes, obtendo expressivo sucesso. Muitas destas atividades foram noticiadas nos periódicos do Partido, entre eles A Marcha, Idade Nova e A Trincheira.
Acima imagem da reportagem datada do dia 30 de novembro de 1949, intitulada "Uma bandeira Populista visitou a Cidade de Touros", publicada no jornal A Trincheira, página 04, Ano I. Nesta matéria pode-se visualizar o sucesso da "bandeira" que percorreu a Cidade de Touros - RN, fundando o Diretório Municipal do PRP, sendo presidido pelo Sr. Avelino André da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.