segunda-feira, 25 de novembro de 2019

"Iconografia Integralista: Anel Integralista"

Através de um colaborador do blog Populista recebi uma icônica peça dos anos 1930 produzida pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) desconhecida por mim. Trata-se de um anel Integralista, em prata, com esmalte verde desgastado e o principal símbolo o sigma ao centro, com o lema Anauê na parte lateral.

A descoberta da curiosa peça, que também pode ser encontrada com esmalte azul, demonstra a pluralidade de material Integralista desconhecido. Nota-se que o Arquivo Público de Rio Claro, situado no Estado de São Paulo, por exemplo, não possui em seu acervo esta peça, demonstrando, sua raridade. 


Acima, imagem frontal do anel Integralista, esmaltado verde, com o sigma e o mapa do Brasil ao centro (Fonte: Acervo Ângelo Reis). 


Acima, imagem lateral do anel Integralista, com o lema Integralista Anauê (Fonte: Acervo Ângelo Reis). 


Acima, imagem lateral da do anel Integralista, infelizmente não foi possível identificar o significado da figura presente no item (Fonte: Acervo Ângelo Reis).

Sobre anéis Integralistas, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com/2015/08/anel-integralista-de-plinio-salgado.html ou http://historia-do-prp.blogspot.com/2018/02/parte-2-objetos-e-lembrancas-da-acao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.