quinta-feira, 28 de novembro de 2019

"Palestra sobre Plínio Salgado na Universidade Federal Fluminense"

Hoje, dia 28 de novembro de 2019, às 18:30 hora, será realizado a palestra "do fascismo ao conservadorismo católico: a trajetória de Plínio Salgado", através do Professor Dr. Leandro Pereira Gonçalves, do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Forra - MG, durante o I Seminário - Brasil Republicano: Pesquisadores em História Cultural e Política, que irá ocorrer na Universidade Federal Fluminense - UFF, em Niterói - RJ.  

O interessante evento é mais uma oportunidade para os pesquisadores e curiosos sobre a história do Integralismo brasileiro, em especial a trajetória do seu principal líder, o poeta, escritor, jornalista e político Plínio Salgado, conhecerem aspectos únicos, em virtude da ampla pesquisa realizada pelo palestrante nos acervos de Portugal, que originaram o livro "Plínio Salgado. Um católico Integralista entre Portugal e o Brasil".  


Acima imagem de divulgação do I Seminário - Brasil Republicano: Pesquisadores em História Cultural e Política, que será realizado na Universidade Federal Fluminense - UFF, em Niterói - RJ (Fonte: UFF). 

Para adquirir o livro, acesse: https://www.amazon.com.br

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

"Iconografia Integralista: Anel Integralista"

Através de um colaborador do blog Populista recebi uma icônica peça dos anos 1930 produzida pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) desconhecida por mim. Trata-se de um anel Integralista, em prata, com esmalte verde desgastado e o principal símbolo o sigma ao centro, com o lema Anauê na parte lateral.

A descoberta da curiosa peça, que também pode ser encontrada com esmalte azul, demonstra a pluralidade de material Integralista desconhecido. Nota-se que o Arquivo Público de Rio Claro, situado no Estado de São Paulo, por exemplo, não possui em seu acervo esta peça, demonstrando, sua raridade. 


Acima, imagem frontal do anel Integralista, esmaltado verde, com o sigma e o mapa do Brasil ao centro (Fonte: Acervo Ângelo Reis). 


Acima, imagem lateral do anel Integralista, com o lema Integralista Anauê (Fonte: Acervo Ângelo Reis). 


Acima, imagem lateral da do anel Integralista, infelizmente não foi possível identificar o significado da figura presente no item (Fonte: Acervo Ângelo Reis).

Sobre anéis Integralistas, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com/2015/08/anel-integralista-de-plinio-salgado.html ou http://historia-do-prp.blogspot.com/2018/02/parte-2-objetos-e-lembrancas-da-acao.html

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

"Ministério Público Federal recomenda abertura de arquivos sobre João Cândido"

Nos últimos dias a grande mídia divulgou amplamente a recomendação do Ministério Público Federal para abertura de arquivos da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHD) sobre o líder da Revolta da Chibata (1910) e membro da Câmara dos Quatrocentos, órgão consultivo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) João Cândido. 

A importante medida adotada através de Inquérito Civil Público movido pelo Ministério Público Federal ainda propõe que a Prefeitura de São João de Meriti - RJ adote medidas de valorização da memória do almirante negro na região, identificando locais de sua passagem e a construção de monumentos e museus. 



Acima imagem do monumento em homenagem ao líder da Revolta da Chibata João Cândido, localizado no centro do Rio de Janeiro (Fonte: Google). 

terça-feira, 12 de novembro de 2019

"Adeus, verde esperança!: integralismo e a morte de Plínio Salgado"

As produções pela academia sobre a trajetória do Integralismo e de seu idealizador Plínio Salgado (1895-1975) continuam a todo vapor pelo país, uma demonstração de como o assunto está em voga e o artigo publicado recentemente na revista Locus, n° 48, produzida pelo Departamento de História do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

O interessante artigo produzido pelo pesquisador Prof. Odilon Caldeira Neto, intitulado "Adeus, verde esperança!: integralismo e a morte de Plínio Salgado", traça um panorama das últimas décadas de atuação política de Plínio Salgado (1985-1975), demonstrando a importância do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1964) para defesa do legado Integralista. 



Os interessados em conhecer a publicação completa da revista Locus, n° 48, publicada em 04 de agosto de 2019, basta clicar na imagem acima. 

Para leitura do trabalho, acesse: https://doi.org/10.34019/2594-8296.2019.v25.27505

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

"O Integralismo e seus Mártires"

O fechamento da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) no Estado da Bahia pelo então interventor Juracy Monteiro Magalhães (1905-2001) já foi objeto de inúmeras postagens neste blog, entretanto um fato passou despercebido, em decorrência da arbitrária interrupção das atividades Integralistas na região, os conflitos se intensificaram levando inevitavelmente camisas-verdes ao óbito. 

Um exemplo, foram os embates ocorridos no interior do Estado da Bahia, mais precisamente no Município de Maragogipe, entre Integralistas e forças policiais, contra o fechamento da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) na região, que culminou na morte do Integralista Fernando de Andrade, em 04 de setembro de 1936, recebendo posteriormente o título de Mártire Integralista. 

Segundo o jornal Diário da Noite é possível compreender as tensões em Maragogipe pela negativa do Chefe Integralista local em entregar documentos e ficheiros as forças policiais, segundo a reportagem: "Mais tarde, em Cotias, uma senhora provocou uma discussão com os policiais, que pouco depois degenerava em conflito. A autoridade deu voz de prisão à referida dama e ao seu marido. Quando ambos se dirigiam para a delegacia, ouviu-se um disparo contra a força policial. Os soldados reagiram, originando-se cerrado tiroteio, do qual resultou a morte do integralista Fernando de Andrade, fiando ferida, dez pessoas, que foram depois convenientemente medicadas"

Para muitos pesquisadores iniciantes sobre o tema pode parecer que os conflitos que levaram a morte de Integralistas tenha predominância em tensões entre Integralistas e Comunistas ou Anarquistas entretanto, ao compreender melhor a história do Integralismo, observa-se que na maioria das vezes em que houve óbito de camisas-verdes, as forças policiais locais estão envolvidas, comandadas por políticos/coronéis, demonstrando que o Sigma representava uma ruptora clara da politica local, representando perigo a hegemonia politica regional. 


Acima imagem parcial do jornal Diário da Noite com o título "Violento conflicto em Cotias - um morto e dez feridos", n° 2718, página 01, ano 1936 (Fonte: Biblioteca Nacional).