quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

"Plínio Salgado encontra Oliveira Salazar em Portugal"

Iniciamos o ano de 2017 com uma reportagem pouco conhecida sobre a visita do Presidente Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado à Portugal, publicada no jornal Diário de Lisboa, em 15 de maio de 1962, com o título "O Presidente do Conselho recebeu o Dr. Plínio Salgado"

A reportagem demonstra claramente o clima de cordialidade entre as duas personalidades, segundo o texto: "O Sr. Presidente do Conselho recebeu hoje, ao princípio da tarde, na sua residência, o escritor brasileiro Dr. Plínio Salgado, que se encontra em visita ao nosso País.  A entrevista decorreu em ambiente de grande cordialidade e prolongou-se por hora e meia, tendo, no final, o Sr. Prof. Dr. Oliveira Salazar acompanhado o visitante até á porta da residência, onde se efectuaram os cumprimentos de despedida". 

Diversos trabalhos podem ser encontrados na rede mundial de computadores sobre os aspectos que ligariam o Integralismo Lusitano ao Brasileiro, formando a doutrina do Sigma, outros abordam especificamente a permanência do líder Plínio Salgado durante o exílio em terras lusitanas, nos anos de 1930 e 1940. Nas próximas postagem pretendo abordar um pouco mais sobre período pouco conhecido da trajetória Integralista.


Acima imagem da reportagem publicada no jornal Diário de Lisboa, em 15 de maio de 1962 (Fonte: Fundação Mário Soares). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.