terça-feira, 28 de julho de 2015

"O Discurso de Belo Horizonte e a campanha eleitoral de 1955"

As eleições presidenciais de 1955 quando são abordadas pela historiografia geralmente se limitam em falar sobre o candidato Juscelino Kubitsheck, então governador de Minas Gerais - MG, esquecendo dos demais candidatos, dentre eles, o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado, único candidato a se lançar na disputa sem alianças partidárias, obtendo 8,28% dos votos validos, segundo informações oficiais do Tribunal Regional Eleitoral - TRE. 

A campanha espartana realizada pelo comitê do Partido de Representação Popular segundo o panfleto "O Discurso de Belo Horizonte", publicado pelo jornal Diário Comercio e Industria de São Paulo, em 17 de agosto de 1955, foi responsável em dar "um colorido novo à batalha sucessória", trazendo uma "palavra de fé, conforto ao desconsolado homem brasileiro".  Abaixo compartilho com os leitores este importante documento responsável em abordar um pouco do embate eleitoral do período. 

Acima panfleto intitulado "O Discurso de Belo Horizonte", publicado pelo jornal Diário Comercio e Industria de São Paulo, em 17 de agosto de 1955 (Fonte: Breno Zarranz). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.