sexta-feira, 17 de julho de 2015

"O Integralismo e as Eleições Presidenciais, cronologia do movimento do Sigma"

As comemoração sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, já se encerraram, entretanto gostaria de compartilhar com os leitores do blog Populista um curioso panfleto enviado pelo colecionador Sr. Breno Zarranz, responsável por traçar uma pequena cronologia da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), indicando dados importantes sobre a trajetória do movimento do Sigma, abordando até mesmo a presença de camisas-verdes nas fileiras paulistas. 

Nesta publicação, editado pela Província Integralista do Rio Grande do Norte, em 26 de julho de 1937, intitulada "O Integralismo e as Eleições Presidenciaes", curiosamente indica aos brasileiros as propostas do movimento e sua história, objetivando convencer os eleitores a depositarem seus sufragios na Acção Integralista Brasileira, entretanto, estas eleições nunca ocorreram, com a decretação do Estado Novo (1937-1945), ocorrido em 10 de novembro de 1937. 
Acima imagem do panfleto "O Integralismo e as Eleições Presidenciaes" publicado pela Província do Rio Grande do Norte da Acção Integralista Brasileira, em 26 de julho de 1937 (Fonte: Acervo Breno Zarranz). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.