quarta-feira, 1 de julho de 2015

"Gustavo Barroso condenado á fuzilamento pelo Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937)"

Muitos pesquisadores ao longo dos anos se deparam com "indícios" de uma ruptura entre os líderes Integralistas Gustavo Barroso e Plínio Salgado. Este fato é corroborado com o encerramento da coluna "Judaísmo Internacional", no jornal A Offensiva, e a indicação de Plínio Salgado, após pleito interno realizado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que possibilitou qualquer camisa-verde de se candidatar, como Presidenciável para as eleições que ocorreriam em 1938, caso não tivesse ocorrido o golpe que decretou o Estado Novo (1937-1945), tendo Barroso perdido a eleição com ampla maioria de votos a Salgado. 

Estes fatos foram abordados ao longo dos anos pelos jornais liberais que buscaram semear a discórdia nas fileiras do Sigma, publicando reportagens sistemáticas sobre um "conflito" entre ambas as lideranças. Com o objetivo de encerrar o tema o jornal A Offensiva, de 15 de abril e 1936 publicou um comunicado da Chefia da AIB com a manchete "Jornaes Vendidos - a Moscou, através de ridículos boatos, tentam lançar a confusão dentro do Integralismo", declarando ser inverosímel tais fatos. 

Com o objetivo de auxiliar os pesquisadores sobre o tema que se deparam com esta curiosa página da história da Acção Integralista Brasileira transcrevo aos leitores a reportagem, mantendo a grafia original: "A Chefia Nacional da Acção Integralista Brasileira avisa a todos os camisas verdes do paiz que tendo de dias para cá recrudescido a campanha de boatos, "canards", injurias e calumninas contra o Integralismo por parte de alguns orgãos de imprensa e de certas agencias telegraphicas, devem todos ficar precavidos a esse respeito. 

Ainda agora o "Diário da Noite" do Rio com espectaculares "mancheites", annuncia que o nosso companheiro Gustavo Barroso foi condemnado á fuzilamento pelo Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira, noticia essa tão ridicula e desprezivel que, não chega, nem mesmo, a ser infame... 

No presente momento, como sempre, desde o inicio do Movimento do Sigma, nenhum facto de importancia, ou mesmo sem importancia, que pudesse ter repercussão em detrimento da Acção Integralista Brasileira, tem ocorrido na vida interna do grande e unico partido nacional, eujas fileiras estão, mais do que nunca multiplicando-se, dentro da mais rigorosa disciplina e perfeita harmonia entre todos.

O Integralismo, que é hoje a maior expressão moral da Nacionalidade, constitue uma só força, sem colloridos de facções internas, força unida e cohesa, obedecendo a uma só voz: a do Chefe Supremo do Movimento.

Tudo o que se disser em contrario não passará de pura invencionice e morbidas phantasias de assalariados dos inimigos da Patria, que espreitam encapotados, aguardando o instante de entregar o Brasil a Moscou". 

(a.) PLÍNIO SALGADO - Chefe Nacional da AIB
Gustavo Barroso - Secretario Nacional de Educação e Cultura Physica.
Madeira de Freitas - Secretario Nacional de Propaganda.
Everaldo Leite - Secretario 


Acima reportagem publicada pelo jornal A Offensivade 15 de abril e 1936 (Fonte: Biblioteca Nacional). 


Acima manchete da reportagem publicada no jornal Diário da Noite, de 13 de abril de 1936 que motivou o comunicado publico da Acção Integralista Brasileira publicada no jornal A Offensiva (Fonte: Biblioteca Nacional). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.