terça-feira, 29 de outubro de 2013

"Analise sobre o livro Biografia Orientativa sobre o Integralismo (1932-2007)"

Durante o V Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo, 81 anos da Ação Integralista Brasileira, realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Departamento de História da Universidade de São Paulo - USP, tive a oportunidade de ter contato com diversas obras sobre o Integralismo, publicadas em parceria com o Grupo de Estudos do Integralismo - GEINT ou pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP, dentre elas duas imediatamente chamaram a atenção, sendo adquiridas por mim, são elas, Biografia Orientativa sobre o Integralismo (1932-1937) e Integralismo Novos Estudos e Reinterpretações. Aproveito a oportunidade que o Blog Populista proporciona para fazer uma analise sobre a primeira obra.

O livro escrito pelo Dr. Prof. Jõao Fábio Bertonha, editado pela Funep, em 2010, é uma obra obrigatória para quem estudo o Integralismo. Escrito em linguagem simples e de fácil acesso a um leitor iniciante sobre o tema, traz uma rica lista de referências com algumas obras até mesmo desconhecida por mim, como por exemplo: Furtado, Antônio. A significação da mulher brasileira no Integralismo. Fortaleza: Oficina Gráfica do Atelier Royal, 1933

Sugiro a compra por parte de todos os acadêmicos que se debruçam sobre o tema. Particularmente o livro me seduziu de tal forma que acabei lendo em um folego apenas. Sobre sua aquisição, esta pode gerar um pouco de dificuldades, porém o interessado pode entrar diretamente em contato com o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, pelo e-mail arquivo@aphrioclaro.sp.gov.br, aonde a obra é vendida por módicos R$ 10,00, um preço mais do que convidativo.


Acima imagem da capa do livro Biografia Orientativa sobre o Integralismo (1932-1937), escrita pelo Dr. Prof. Jõao Fábio Bertonha, editado pela Funep, em 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.