quinta-feira, 17 de outubro de 2013

"Série Entrevista X - Sr. Jerônimo de Araujo"

Ficha técnica
Nome: Jerônimo de Araujo
Filiação: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Data de nascimento: 10 de fevereiro de 1949
Profissão: Professor e líder religioso do Centro Espírita Kardecista Comunidade Sol Nascente

Entrevista realizada no mês de abril de 2013 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com o filho do veterano da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Sr. Alvaro de Araujo.


Registro fotográfico realizado durante a entrevista com o líder religioso do Centro Espírita Kardecista Comunidade Sol Nascente Prof. Jerônimo de Araujo. 

1) Sr.Jerônimo, quais são as primeiras lembranças do senhor referente ao seu pai?

Me lembro que meu pai era uma pessoa bastante disciplinadora, um militar exemplar, correta por excelência que foi pai de outros 16 filhos. Meu pai desde os 19 anos tinha bastante ligações com a espiritualidade sendo membro do circulo exotérico da comunhão de pensamento, mas aos 23 anos tornou-se espírita por admirar Allan Kardec seu codificador, tendo sido discípulo de Hasberg, na época, Presidente do Centro Espírita "Tenda de Pedro", localizado em São Cristóvão - RJ.  

2) Seu pai Sr. Alvaro de Araujo, como muitos outros jovens do período, fez parte da Ação Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), vestindo o uniforme Integralista e participando de diversas manifestações durante período. O senhor lembra-se de alguma história contada por ele durante os eventos promovidos pela AIB?

Meu pai não tinha a liberdade de ir aos eventos da Acção Integralista Brasileira, pois era Policial Militar - PM. Era filiado a AIB, pois tinha um Companheiro no Batalhão do antigo Distrito Federal que também era Integralista. 

3) A Acção Integralista Brasileira durante sua existência combateu arduamente o Comunismo, marchando pelas ruas das cidades com seus militantes, chegando a confrontos violentos que ceifaram a vida de inúmeros militantes de ambos os lados? Chegou ao meu conhecimento que seu pai deu guarita aos camisas-verdes que foram feridos durante o atentado a um trem com militantes Integralistas em 1937, o senhor pode falar um pouco sobre esse fato?  

Meu pai não deu guarita aos Integralistas, mas sim o Professor Leopoldo Machado, que acolheu os Integralistas feridos na Escola ao qual era proprietário. 

4) Em 1936 seu pai fui duramente perseguido profissionalmente por defender abertamente as ideias preconizadas pela Doutrina do Sigma, como se sucedeu esse fato?  

O que ocorreu foi o seguinte: Após 1938 encontraram panfletos de propaganda Integralista na gaveta do meu pai no quartel, porém o General Odillo Denir librou meu pai das acusações de subversão, mesmo sabendo que ele era Integralista, porém o fato dele ser um militar exemplar acarretou para que o General tomasse a decisão. 

5) Por fim, qual a mensagem que o senhor deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial do Integralismo?

Que sempre possam ler à cada dia mais obras sobre a Doutrina, que jamais acreditem em fatos não comprovados sobre a Doutrina Integralista. 

---

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html);

Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);

Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html);

Entrevista IX Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.