segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"Acessórios e indumentaria do uniforme da Acção Integralista Brasileira"

Segundo os Protocolos e Rituais da Acção Integralista Brasileira (1932-1937), principal documento sobre a estrutura orgânica do movimento Integralista, em seu Art.26: “O uniforme dos Integralistas aprovado pelo Ministério da Guerra, em 22 de Junho de 1934, e ainda em vigor, é o seguinte:

a)– Camisa symbolica de côr verde inglez, de colarinho pregado e preso por botões nas pontas; passadeiras com 6 cms na base e 5 nas pontas que devem ser em semi-circulo, terminando a 1 cm do colarinho; dois bolsos à altura do peito com pestanas rectas abotoadas; no terço médio do braço esquerdo, um circulo branco com 9,5 cms de diâmetro, circundando por um vivo preto de 0,5 cm de largura, e sobre o campo branco um Sigma preto, cujas dimensões serão de 7 cms por 6 cms.
b)– Gravata de tecido preto, liso, com laço vertical canida até próximo ao cinto.
c)– Gôrro verde da côr da camisa, de duas pontas, com distinctivo idêntico ao do braço colocada do lado direito, com as seguintes dimensões: 4 cms para o diâmetro do circuo 0,5 para o friso envolvente e 2 cms por 1,5 cms para o Sigma.
d) – Calças pretas ou brancas.
e)– Cintos e sapatos, de preferencia, preto.
(Para detalhes e maior rigor no uniforme, consultar o Reg. Do C.T.N. da S.N.E).”

Embora o documento seja extremamente detalhista quanto ao uniforme, o mesmo não aborda um aspecto comum na camisa-verde, os adereços de escolha pessoal do militante. Muitos desses artigos são difíceis hoje de encontrar, um caso claro são as abotoadoras, que foram produzidas em menor escala comparando com outros acessórios, sendo extremamente raro encontrar um conjunto em bom estado de conservação.  


Acima, imagem das abotoadoras produzidas pela Acção Integralista Brasileira, com o Sigma, em preto, em volta do mapa do Brasil, na cor azul. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.