quarta-feira, 9 de outubro de 2013

"Aspectos e impressões sobre V Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo - 81 anos da Ação Integralista Brasileira"

Foi realizado no dia 04 de outubro de 2012 o V Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo, 81 anos da Ação Integralista Brasileira, nas dependências da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Departamento de História da USP, apesar do estado de greve, que se encontra a instituição de ensino, acarretando em alguns transtornos para a realização do evento, sendo prontamente driblada pelos próprios idealizadores.

O encontro foi uma ótima oportunidade para os pesquisadores, em diferentes etapas da sua vida acadêmica, trocarem impressões e idéias sobre a temática, reunidos em uma única sala, no Centro de Apoio à Pesquisa Histórica Sérgio Buarque de Hollanda, o que facilitou os trabalhos e o contato entre os presentes, marcando o evento pelo intenso dialogo. 

Após a realização do encontro ocorreu, como já previamente divulgado, a mesa redonda composta pelas Profa. Dra. Maria Aparecida Aquino, Profa. Doutoranda Teresa Arruda, sendo mediada pelo Prof. Doutorando Renato Dotta, no Anfiteatro do Departamento de História. Encerrado o debate houve a possibilidade dos presentes comprarem algumas das recentes publicações lançadas pelo Grupo Estudos do Integralismo - GEINT e do Arquivo Público Municipal de Rio Claro - SP.

Como de costume, aproveitei a oportunidade para comprar duas publicações que geralmente não se encontram disponíveis na Internet, são elas: Biografia Orientativa Sobre o Integralismo (1932-2007), e Integralismo: novos estudos e reinterpretações, nas próximas postagem irei falar um pouco destas duas obras que me despertaram interesse. 


Acima imagem parcial do encontro realizado no Centro de Apoio à Pesquisa Histórica Sérgio Buarque de Hollanda, na Universidade São Paulo - USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.