sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

“Ministério Público Federal denuncia participantes do Leilão por receptação de obras históricas”

Adquirir artigos históricos em leilões de colecionismo é uma ótima forma para acrescer de artigos raros os acervos pessoais de colecionadores, porém deve-se tomar muito cuidado com a procedência de tais materiais, que em alguns casos podem ter origem duvidosa. No dia 18 de dezembro de 2012 o jornal O Globo noticiou que o Ministério Público Federal - MPF, do Rio de Janeiro, denunciou, 13 pessoas por receptação de bens públicos furtados do acervo do Itamaraty, da Fundação Biblioteca Nacional e do Arquivo da Cidade, todos envolvidos no "Leilão Colecionismo", que seria realizado no dia 18 de maio de 2006, no Centro do Rio.

Os furtos de peças pertencentes ao acervos públicos são notórios entre os pesquisadores, servidores e a polícia, sendo que o estado de vulnerabilidade proporcionado pela falta de segurança dos aparelhos culturais brasileiros são um convite para prática de condutas delituosas, além da prática anti-social ter o potencial ofensivo baixo, o que proporciona ao réu responder em liberdade. 

Este leilão é famoso entre os colecionadores de itens Integralistas por em diversas oportunidades disponibilizar material, de diferentes períodos do movimento, para arremate. Para maiores informações sobre esta noticia, acesse:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/12/mpf-rj-denuncia-13-pessoas-por-receptacao-de-obras-historicas.html    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.