sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Parte II: "A Acção Integralista Brasileira no bairro do Bráz"

Trago aos leitores do blog um raro documento da Província de São Paulo, presidida pelo Chefe Provincial Sr. Manoel da Silva Telles, emitido pelo Núcleo Integralista do Bráz. Trata-se de um recibo de uma contribuição financeira, n°41, do camisa-verde João Bussili, datado de setembro-outubro de 1937, um mês antes do fechamento promovido pelo Estado Novo (1937-1945) da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937).
Nota-se neste documento dois raríssimos carimbos da Secretaria Nacional de Finanças - SNF órgão responsável pela parte financeira do movimento Integralista. As contribuições pecuniarias de  Integralistas eram feitas de acordo com suas possibilidades, respeitando o estado financeiro de vulnerabilidade de muitos militantes, sendo repartidas entre a Secretaria Nacional e o Núcleo Integralista que originou a doação. Este órgão foi responsável durante sua existência por varias campanhas nacionais para angariar doações, fomentando o crescimento da AIB, dentre elas “Taxa do Sigma” e a campanha “Doei Ouro para o Bem do Brasil”.
 
Acima imagem do recibo da contribuição financeira do camisa-verde João Bussili emitido pelo Núcleo Integralista do Bráz, Provincia de São Paulo - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.