sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"Sobral Pinto uma vida de luta pela defesa do Estado Democrático de Direito"

O advogado Heráclito Fontoura Sobral Pinto durante sua vida não fez outra coisa senão defender, como poucos, militantes, políticos e intelectuais perseguidos por regimes autoritários no Brasil. Durante o infame Tribunal de Segurança Nacional – TSN, em pleno Estado Novo (1937-1945), defendeu Integralistas e Comunistas que ousaram se levantar contra o então ditador Getúlio Vargas (1882-1954). Segundo uma das suas sustentações orais, durante um dos inúmeros processos do período, Dr. Sobral Pinto utilizou-se da legislação de proteção aos animas para comparar as barbarias cometidas pelo Estado contra os presos políticos, demonstrando sua notável desenvoltura em expor as arbitrariedades realizadas por regimes de exceção.  
Afim de homenagear este notável personagem do direito brasileiro o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio de Janeiro, Dr. Wadih Damous, convida a todos para a cerimônia em homenagem ao advogado Sobral Pinto, a ser realizada no dia 11 de dezembro de 2012, às 19:00h, na sede da OAB-RJ, localizada na Av. Marechal Câmara, n°150, térreo, Rio de Janeiro – RJ.
Durante a homenagem será exibido o filme “Sobral – O homem que não tinha preço”, seguindo-se de um coquetel, sendo o referido documentário uma ótima oportunidade para se conhecer um pouco mais da trajetória deste importante operador do direito brasileiro. Abaixo imagem de divulgação do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.