terça-feira, 11 de julho de 2017

Os Integralistas presos pela Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Paraná

A Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Paraná (DOPS/PR) funcionou como órgão estatal voltado para vigilância e repressão da sociedade brasileira entre as décadas de 1930 e 1980. Durante a década 1930 a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) sofreu todo tipo de monitoramento, sendo possível encontrar relatórios, ofícios internos e externos, informes e protocolos sobre o movimento político e seus integrantes. 

No Arquivo Público do Paraná é possível encontrar diversas fichas de Integralistas que foram monitorados e em muitos casos presos pela polícia política de Vargas. Um dos inúmeros exemplos e do camisa-verde Herbert Gonçalves, residente de Londrina - PR, acusado de ser "elemento de ligação entre os integralistas do Estado", conforme pode ser observado na imagem.


Acima imagem da primeira página do prontuário policial produzido pela Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná (Fonte: Arquivo Público do Paraná)

 
Segunda página do prontuário policial produzido pela Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná, nesta é possível observar o motivo da prisão do camisa-verde (Fonte: Arquivo Público do Paraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.