sexta-feira, 30 de junho de 2017

"O Cruzeiro do Sul e a simbologia na Acção Integralista Brasileira"

Nos últimos dias através WhatsApp recebei alguns questionamentos se o Cruzeiro do Sul fazia parte da simbologia Integralista, ocorre que a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) incorporou inúmeros ícones nacionais para representar não só o movimento político mais sua presença em nível nacional, portanto o Cruzeiro do Sul, ou até mesmo a bandeira nacional, foram um dos inúmeros símbolos utilizados. 

Em uma pesquisa nos Protocolos e Rituais da Acção Integralista Brasileira é possível encontrar referência ao Cruzeiro do Sul no distintivo usado pelo Plinianos, se não vejamos: "Art. 21 - Os Plinianos terão distinctivos especiaes, approvados na S.N. A. F. P. Págrafo único: Os Grupos de Plinianos usarão uma bandeira-disctinctivo - Bandeira Pliniana, - de 0,70 x 0,50 e constituida de um rectangulo azul, tendo ao centro um circulo branco de 0.30 de diametro, com uma cercadura preta, e o Sigma com cinco estrellas azues representando o Cruzeiro do Sul". 


Acima imagem do broche Integralista utilizado pelos Plinianos criado pela Acção Integralista Brasileira (Fonte: MPMilitaria).


 Acima imagem de parte dos Protocolos e Rituais editado pela Acção Integralista Brasileira, edição do Núcleo Municipal de Niterói, ano 1937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.