segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

"Jornal Integralista leva a doutrina do Sigma às colônias Alemães do Brasil"

Os Estados da região sul do Brasil, em especial Santa Catarina - SC e Rio Grande do Sul - RS são os locais aonde a imigração de alemães ocorreu de forma mais intensa, tendo seu ápice nos anos de 1920 e 1930, quando desembarcaram quase 1 milhão de estrangeiros fugindo das tensões politicas, econômicas e culturais dos países europeus, segundo números oficiais. 

A presença intensa deste grupo étnico fez com que existisse regiões no interior do país aonde não se falava a língua oficial, o português, predominando o idioma nativo da comunidade, sendo uma forma das colônias de imigrantes manterem suas raízes culturais contra influencia externa, sendo ainda hoje possível encontrar traços da cultura teotônica no interior do Brasil. 


Acima imagem da capa do jornal Jaraguá, publicado no dia 7 de outubro de 1937, n° 180, p.1 com a frase: "Brasileiros! Votem em Plinio Salgado, o homem que salvará o Brasil, Deus, Pátria e Família" (Fonte: Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmockel - Jaraguá do Sul). 

A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) sensível ao fato de muitos imigrantes estarem apartados da vida política e social no país produziu jornais direcionados às colônias alemães com o objetivo de integrar esta importante camada da sociedade brasileira, como por exemplo o jornal Jaraguá, trazendo muitos para suas fileiras, sendo o Integralismo uma oportunidade do colono se inserir na sociedade participando das atividades dos núcleos Integralistas da sua região, além de escrever para jornais e revistas produzidas pelos Integralistas. 


Acima recorte do jornal Jaraguá, publicado no dia 7 de outubro de 1937, n° 180, p.5, com a imagem do Chefe Nacional Plínio Salgado e do Chefe Municipal Ricardo Gruenwaldt, traduzido em português: "Nessas horas da vida nacional não há espaço para indiferença. Ou vontade dos homens é cúmplice no banditismo vermelho, ou eles se fecham com camisas-verdes para defender a terra do país a - quando ela requerer o sacrifício da própria vida

Embaixo das fotos a legenda: Plínio Salgado: "O Povo brasileiro abriu os olhos em vista do perigo vermelho". Na foto de Ricardo Gruenwaldt: "Uma vítima arremetida contra os camisas-verdes" (Fonte: Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmockel - Jaraguá do Sul). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.