sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

"A presença do Sigma nas moedas de Réis durante os anos de 1930 e 1940"

O ano de 2015 acabou de começar e as colaborações dos leitores do blog Populista estão em pleno vapor, sendo enviadas diferentes imagens e depoimentos sobre a história do Integralismo brasileiro, enriquecendo o conteúdo deste canal. Uma dessas inúmeras colaborações trata-se da imagem enviada pelo colecionador Sr. Edgar Serrato de uma moeda de 400 réis, com o carimbo do Sigma, o principal símbolo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). 

As moedas com o Sigma circularam principalmente durante os anos de 1930 e 1940, sendo uma forma dos Integralistas demonstrarem sua presença em todo o território nacional. Estas moedas já foram motivos de postagens e trabalhos publicado por mim neste blog e na própria Internet. Alguns pesquisadores atribuem o carimbo das moedas ao Dr. Masueto Bernardi, diretor da Casa da Moeda e membro da Câmara dos Quarenta, entretanto desconheço a existência definitiva de um documento que ligue seu nome ao fato, porém é um forte indicio sobre o fato. 


Registro fotográfico da moeda de 400 réis com o símbolo Integralista Sigma (Fonte: Arquivo Edgar Serrato). 

2 comentários:

  1. Mas estas eram moedas usadas em todo o territorio nacional, moedas normais ou moedas fabricadas por integralistas como objetos simbólicos e decorativos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, inicialmente obrigado pela mensagem.
      Sim, essas moedas circulavam em todo o território com o carimbo realizado pelos camisas-verdes.

      Excluir

Obrigado.