quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

"Interpretando Gustavo Barroso através das caricaturas"

O tema caricatura já foi abordado em algumas oportunidades neste blog, sendo comentando as interpretações artísticas do Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) pelos cartunistas nos jornais e revistas de diferentes momentos históricos da política nacional, entretanto encontrar estas interpretações de outros líderes Integralistas é uma tarefa difícil, em grande parte por Salgado ser o principal nome das fileiras do Sigma, concentrando assim as criticas ao Integralismo em sua imagem. 

Recentemente encontrei através de pesquisa na Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, duas curiosas caricaturas do Secretario Nacional de Educação, Moral e Cívica Dr. Gustavo Barroso do período em que pertencia a Acção Integralista Brasileira. Pode-se afirmar que Barroso, juntamente com Salgado e o Secretario Nacional de Doutrina Dr. Miguel Reale foram os principais nomes do movimento, entretanto ainda não encontrei nenhuma caricatura de Reale fazendo referencia ao Integralismo. 


Recorte do jornal A Nota, publicado no dia 3 de abril de 1936 (Fonte: Biblioteca Nacional). 

A primeira caricatura encontrada por mim intitulada "Pelourinho Gustavo Barrozo" contem um curioso poema critico escrito por Argemiro com uma imagem que faz clara referencia ao militarismo enaltecido pelo interpretado como sua ligação ao Integralismo e principalmente ao líder Plínio Salgado, ostentando sua foto. 


Acima caricatura publicada no jornal A Manha, data desconhecida, interpretando Gustavo Barroso (Fonte: Biblioteca Nacional). 

No segundo recorte do jornal, contendo a caricatura do Dr. Gustavo Barroso, com o titulo "Brasil, Colonia de Banqueiros", encontra-se além da clara referencia militar e integralista presente nos ícones da farda e símbolos Integralistas, também é possível visualizar referencia ao livro polemico escrito pelo personagem, com o nome do titulo da caricatura, tento o autor da charge objetivo não apenas de criticar Barroso mas de pegar carona na polemica da publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.