quinta-feira, 9 de outubro de 2014

"Manifesto da Acção Integralista Brasileira comemora aniversário de 82 anos"


Acima manifesto original da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) publicado pela secção gráfica da Escola de A. Artifices, localizada na Bahia - BA.

No último dia 07 de outubro de 2014 se comemorou o aniversário de 82 anos do documento de lançamento da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), escrito por Plínio Salgado e publicado pela primeira vez em São Paulo - SP. Responsável por conquistar os corações e mentes de diferentes gerações de brasileiros, a data é marcada pelo silêncio da mídia e revistas especializadas que ignoram o marco histórico de um fenômeno social e político que foi capaz de arrebatar mais de 1 milhão de seguidores em todo território nacional. 

Segundo o veterano da Acção Integralista Brasileira e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Arcy Lopes Estrella, em seu texto publicado no boletim Alerta de outubro de 2000: "(...) em apenas 7 anos de prática o Negro, deixava de ser um discriminado pela cor, para ser o irmão que vivia, lado a lado com o professor, o médico, o doutor, o civil e o militar/ a Mulher até então, apenas ocupante do lar, passa a ser educadora na Sociedade, a funcionária pública, a aviadora, a motorista, a juíza e até nos últimos tempos, também, deputadas e governadoras. Queiram ou nao queiram, a mulher de hoje, honram a blusa verde que vestiram, lado a lado com os homens de todas as classes (...)"

Nessas poucas linhas fica a lembrança da data, importante marco histórico, marcado pela marcha na cadência da força de sua doutrina e no idealismo dos camisas-verdes, responsáveis por conduzir o primeiro movimento politico nacional da história do país, pagando em muitos casos com o próprio sangue, tombando no campo da honra, vitimas do seu grande amor pelo Brasil. 

Para maiores informações, acesse: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.