segunda-feira, 13 de outubro de 2014

"Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro comemora 175 anos com publicação sobre o seu acervo"


Acima imagem da capa do livro intitulado "Brasiliana IHGB 175" sobre o acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Fonte: IHGB). 

O Instituto Histórico Geográfico Brasileiro neste mês comemora 175 anos da sua fundação. Com o objetivo de marcar esta data foi lançado o livro "Brasiliana IHGB 175" sobre um dos mais ricos e plurais acervos do país. As centenas de milhares de matérias presentes nos arquivos do instituto são expostos nas 700 páginas e 2.300 imagens da publicação, proporcionando ao leitor a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre esta importante entidade. 

Como não podia deixar de estar presente através da publicação é possível encontrar algumas peças inéditas desta imensa coleção, dentre elas alguns objetos de diferentes campanhas políticas, como a do candidato presidenciável Plínio Salgado, que concorreu ao cargo máximo da federação durante a década de 1950, além de outros itens.


Acima imagem de propagandas políticas de diferentes períodos, destaque para a caixa de fosforo, um dos diferentes ícones da campanha de Plínio Salgado para Presidência da República, em 1955 (Fonte: IHGB). 

Para conhecer um pouco mais sobre a publicação organizada pelo pesquisador Pedro Corrêa do Lago, acesse: http://oglobo.globo.com/brasil/do-broche-de-floriano-vassourinha-de-janio-em-campanhas-eleitorais-14144172

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.