quinta-feira, 16 de outubro de 2014

"79 anos do 1° Congresso Meridional Integralista em Blumenau - SC"


Acima imagem do jornal A Offensiva, de 05 de outubro de 1935, página 01, sobre o 1° Congresso Meridional Integralista, ocorrido em Blumenau - SC. 

O 1° Congresso Meridional de Blumenau, realizado na cidade de Santa Catarina, pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) reuniu mais de 10.000 pessoas, para segundo as páginas do jornal A Offensiva: "(...) dar um recado ao governo de Santa Catarina e a mais quantos interessar possa, quer ainda prosseguir na obra do congraçamento dos camisas-verdes num contacto mias estreito entre os filhos deste paiz que tem tamanho de continente, e destino de contino". 

Realizado com o objetivo de comemorar o primeiro aniversário do massacre do largo da Sé, conhecido pela historiografia especializada como "Batalha da Praça da Sé", e de morte dos mártires Nicola Rosica, Jayme Guimarães e Caetano Spinelli, segundo o jornal: "(...) o primeiro chacinado pelos sicarios vermelhos de Bauru, os outros victimas dos assassinos pela horda comunista, tendo pela rectaguarda forças occultas, secretas e negadores do Brasil". 

A alguns meses disponibilizei aos leitores o link de um raro registro cinematográfico do evento, nesta película é possível assistir aspectos curiosos sobre o 1° Congresso Meridional, que contou com a participação de diferentes provinciais do país, além da presença ilustre dos Chefes Provinciais: Anôr Bittencourt (Rio Grande do Sul), Otto Gama D´Eça (Santa Catarina), Vieira de Alencar (Paraná), Marcel da Silva Telles (São Paulo), Barbosa Lima (Guanabara), Raymundo Padilha (Rio de Janeiro), Olbiano Mello (Minas Gerais) e João Linhares (Espirito Santo). 

Além da presença de lideranças do Sigma o Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira Plínio Salgado marcou presença, com a sua filha, presidindo o Congresso de Blumenau, encerrando os trabalhos é reforçando o titulo de cidade Integralista concedido à região, em 20 de novembro de 1934.


Acima pim conferido aos participares do 1° Congresso Meridional Integralista, ocorrido em Blumenau - SC, em destaque o Sigma, principal simbolo Integralista.

Para maiores informações, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/03/filme-inedito-sobre-historia-da-accao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.