sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Aspectos da IX Semana de História Política da UERJ: Apresentação do Trabalho Memória de Família: a História de militância da família Integralista Vasconcellos"

No dia 23 de outubro de 2014, às 14:00 horas, foi apresentado por mim, durante a IX Semana de História Política da UERJ, o trabalho "Memória de Família: a História de militância da família Integralista Vasconcellos". Durante 15 minutos foi possível expor aos presentes um pouco sobre o trabalho responsável por trazer aspectos únicos para a pesquisa temática, priorizando a fonte oral, muitas vezes renegada para segundo plano.

Após a apresentação do trabalho ocorreu uma mesa redonda, onde todo o público e os pesquisadores que apresentaram seus trabalhos no Simpósio Temático Era Vargas puderam debater o período como um todo, ampliando o dialogo e enriquecendo ainda mais o tema, trocando informações e experiencias sobre suas diferentes linhas de pesquisa. 

Gostaria publicamente de agradecer aos amigos presentes, os entrevistados e ao Sr. Sergio Vasconcellos, fruto da minha pesquisa, que gentilmente concedeu a referida entrevista peça fundamental para poder criar o trabalho apresentado. 


Imagem da apresentação do pesquisador Rafael Nascimento Gomes, durante a exposição do trabalho "As relações entre Brasil e Uruguai durante a década de 1930".

Abaixo lista de trabalhos apresentados ST "Era Vargas", 23/10/2014:

- Onde ser nacionalista não era elogio: O Clube Militar, a imprensa e a Guerra da Coreia (Axel Semm)
- Território Federal de Ponta Porã: O Brasil de Vargas e a Marcha para Oeste (Camila Comerlato Santos)
- Os autonomistas e os poderes locais na Bahia durante o Governo Vargas (Eliana Evangelista Batista)
- Partidos políticos em Minas Gerais e estratégias políticas de Getúlio Vargas: análise da trajetória política de Virgílio de Mello Franco (1930-1934) (Flavia Salles Ferro)
- Memórias de Família: a história de militância da família Integralista Vasconcellos (Guilherme Jorge Figueira)
- As relações entre Brasil e Uruguai durante a década de 1930 (Rafael Nascimento Gomes)
- São Luís e os modelos citadinos: O projeto modernizante da cidade no contexto do Estado Novo (Marcelo Lima Costa)
- O instituto do concurso público no Governo Provisório (1930-1934): A resultante da tensão dos movimentos sociais da década de 1920-30, Estado e campo político (Rodrigo Pereira da Silva). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.