terça-feira, 18 de março de 2014

"Escola de samba Viradouro se apresenta ao público com saudação da Acção Integralista Brasileira"

O carnaval de 2014 apresentou alguns fatos curiosos sobre o estudo do Integralismo, a principal, sem duvida, foi o samba enredo da escola do Estado do Rio de Janeiro, Unidos do Viradouro, que se apresentou na Marquês de Sapucaí, com o enredo “Sou a terra de Ismael, Guanabara eu vou cruzar. Pra você tiro o chapéu, Rio, eu vim te abraçar”, em homenagem a cidade de Niterói - RJ.

Devido a música abrir com uma saudação adotada pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), pela primeira vez em sua história no local homenageado pela escola, houve algumas polemicas que fizeram com que o presidente da escola de samba viesse a público esclarecer. Ao contrario do que pretendia o dirigente demonstrou um total desconhecimento da história do país, perdendo uma ótima oportunidade de ficar calado.

Abaixo o link com os "esclarecimentos" sobre a palavra Anauê expostas pelo Sr. Gusttavo Clarão, Presidente Executivo Unidos do Viradouro:


Aos que ainda não conhecem a letra do samba-enredo da campeã do Grupo de Acesso, escrito por Dudu Nobre, Zé Gloria, Diego Tavares, Paulo Oliveira, Dílson Marimba e Junior Fragga, segue a composição:

Anauê
Guaraci raiou no horizonte
Lá onde a água se esconde
Índio guerreiro lutou
Araribóia venceu
Sopra a brisa do tempo em seu chão

Trilhos da história, evolução
Clareou do barão, a ousadia
Se vilarejo, foi um dia
Ganhou nobreza em seu brasão
Tem arte do samba no pé
Nesse palco o artista quem é?
Pode apostar, sou eu!
(sou eu, sou eu)
Que trago o sorriso no rosto
Contemplando a natureza
Divina gentileza floresceu
Na fé, vai a embarcação
O sol refletido no mar
Caminhos que o mestre traçou
Se curvam ao meu cantar
Elo do amor não se desfaz
Ponte que une esperança e paz
Me leva aos grandes carnavais
Orgulho de ser Niterói
Reluz no rio, o meu tesouro
De braços abertos, olhai por nós
Canta Viradouro


Acima imagem do destaque da escola de samba Viradouro, campeã do Grupo de Acesso em 2014 (Fonte: SRZD). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.