sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

“Homenagem a Frei Orlando, herói Integralista que participou da Segunda Guerra Mundial”


No dia 21 de fevereiro de 2013, em diversas partes do Brasil, foi comemorada a tomada do Monte Castelo, região localizada na Itália, então ocupada pela Alemanha, sendo uma das principais batalhas travadas no final da Segunda Guerra Mundial, por tropas Aliadas, em grande parte protagonizada pelos soldados da Força Expedicionária Brasileira – FEB que disputaram a hegemonia territorial com o Exército Alemão. O conflito foi marcado pelo grande número de baixas, devido às fortificações nas elevações da colina, além das temperaturas extremamente baixas somadas com lamaçais e neve que dificultaram a incursão dos soldados brasileiros.

Atualmente o confronto é considerado a principal participação brasileira nos cenários da Segunda Guerra Mundial, tendo sido fundamentais as ações promovidas pela Força Expedicionária Brasileira para o avanço dos Aliados em direção ao Norte da Península Itálica, região tática primordial no conflito, além da libertação de vilas e cidades das garras nazistas e de suas atrocidades.

A memória desse feito histórico e suas homenagens demonstram o respeito dos cidadãos à coragem dos praças que lutaram e tombaram em solo Europeu, porém os estudos acadêmicos e eventos festivos não abordam a participação durante os anos 1930 de diversos soldados integrantes das fileiras da FEB na Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), como por exemplo, o Capelão Frei Orlando, patrono do Serviço Religioso do Exército Brasileiro.

Nascido no interior de Minas Gerais, em 13 de fevereiro de 1913, foi batizado com o nome de Antônio Álvares da Silva, tornando-se órfão ainda menino com a perda dos pais, sendo criado por uma família católica da região que foi responsável pelo direcionamento para a vida clerical do jovem que iniciou os estudos em Divinópolis – MG, seguindo posteriormente para a Holanda, de onde retornou com o sacerdote Frei Orlando.


Imagem de Frei Orlando (1913-1945) Capelão Militar na 2° Guerra Mundial  (Fonte: AHEX).

Após sua volta ao Brasil passou a lecionar no Colégio de Santo Antônio, localizado em São João del Rei – MG, aonde deparou com a cidade em polvorosa após a chegada de grande contingente de soldados alistados as Forças Expedicionárias Brasileiras. Não se conformando em permanecer a margem do que ocorria na cidade viu a oportunidade em se alistar ao 11°RI quando o comandante do regimento solicitou a indicação de um religioso para capelão militar, integrando-se, então, à FEB, e seguindo para Europa.

Pouco antes da tomada de Monte Castelo, durante uma visita à linha de frente, Frei Orlando faleceu vitimado por um tiro acidental. Contava com 32 anos de idade, tornando-se o único capelão brasileiro morto nas operações de guerra da Itália. Seu corpo atualmente repousa no Cemitério de Pistola, sendo  sido enterrado com sua camisa-verde embaixo da batina, conforme declarou em discurso o Deputado Populista Sr. Hilário Torloni (PRP-SP), na tribuna da Câmara de Deputados, publicado as palavras no Diário Oficial do dia 20 de agosto de 1955. Além deste herói nacional muitos outros Integralistas integrantes das Forças Expedicionárias Brasileiras foram condecorados por atos de bravura, tornando-se exemplos para os demais soldados.


Imagem da missa realizada por Frei Orlando durante os combate na Itália (Fonte: AHEX). 

Para maiores informações sobre Frei Orlando, acesse www.ahex.ensino.eb.br.
Praça Duque de Caxias, n°25, 6° andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20221-260.
Fone: (21) 2519-5351 - Antendimento de 2° a 5° feira, das 13h e 30 min às 16h e 30min. 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

“Tese de Doutorado resgata os anos do exílio em Portugal de Plínio Salgado”


Teses acadêmicas de Graduação  Mestrado e Doutorado sobre as diferentes fases do Integralismo brasileiro são  facilmente encontradas na Internet atualmente, devido à popularização do tema graças em parte à digitalização de documentos pelos Arquivos Públicos brasileiros que facilitaram a consulta e fomentaram a curiosidade do público em geral sobre a temática. Em sua grande maioria poucos trabalhos possuem uma qualidade digna de ser usada como fonte de consulta pelos novos pesquisadores, que ao citarem trabalhos de baixa qualidade abundantes na rede, acabam caindo no erro, se tornando verdadeiras fontes disseminadoras de erros grosseiros. 

Nesta seara alguns autores se destacam por elaborarem trabalhos com qualidade acima da media, dentre eles gostaria de indicar ao leitor do blog Populista o trabalho do Professor Dr. Leandro Pereira Gonçalves (PUC-SP), intitulado “Entre Brasil e Portugal: trajetória e pensamento de Plínio Salgado e a influência do conservadorismo português”, defendida em 2012, conferindo ao autor o titulo de Doutor em História. 

Entre estudiosos da temática a discordância em algumas interpretações é natural em um tema extremamente frutífero como o Integralismo, entretanto é importante ressaltar a qualidade do trabalho elencado acima por trazer novas fontes sobre um período pouco abordado, os anos de exílio do Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) Plínio Salgado, podendo incentivar outros pesquisadores a buscarem estudar outras vogais Integralistas que após a decretação do Estado Novo (1937-1945) se auto-exilaram, deixando algumas o próprio Integralismo. 

Os interessados em ter acesso ao trabalho poderão encontrar no endereço abaixo.
www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15258


Acima imagem do Professor Dr. Leandro Gonçalves durante o debate promovido pela Revista de História da Biblioteca Nacional sobre Integralismo, realizado em 2011 (Fonte: RHBN).

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

“Irradiando o Integralismo brasileiro no exterior”


Há algumas semanas um universitário iniciando sua pesquisa para conclusão do bacharelado em história, pela Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, me indagou, através do e-mail do blog Populista, se saberia expor algo sobre as pretensões da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) em expandir para o exterior a revolução do Sigma. Estando justamente no exterior, aproveitando o período do carnaval, creio que seja o momento oportuno para responder as duvidas do estudante.

O Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira Plinio Salgado não via motivo para não tornar publica, em todo o mundo, a Doutrina Integralista. Desta forma, através de uma resolução presidencial, criou a Secretaria Nacional das Relações Exteriores – S.N.R.E com o objetivo de divulgar o movimento e dar a oportunidade aos brasileiros residentes no exterior a possibilidade em participar das fileiras do Sigma. Com estes objetivos foram criados os núcleos Integralistas de Montevidéu  Buenos Aires, Philadelphia, Genebra, Zurique, Porto, Berlim, Varsóvia e Roma, tendo ainda coordenações nas seguintes cidades: Nova Orleans, Washington, Paris, Tóquio, Santiago do Chile, Las Palmas e Lisboa, conforme noticiou o Diário Oficial da AIB Monitor Integralista, página 07, n.22, 1937.

Além deste objetivo a Secretaria era responsável por manter intercambio com diversas organizações sociais, politicas e culturais que comungavam o combate ao materialismo, liberalismo e comunismo, abrindo assim a possibilidade de criação de uma frente única contra estes adversários, similar ao realizado pelo Comunismo idealizado através do Komintern. 


Acima cabeçario do periódico Monitor Integralista, jornal obrigatório nos núcleos Integralista, sendo este a principal fonte de informações internas entre os militantes. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"Cidade Integralista organiza o V Concurso Fotográfico Rio Claro Revela Sua História "

O Município de Rio Claro, localizado em São Paulo, durante a década de 1930 recebeu o titulo de cidade Integralista, por ter sido o berço da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e consequentemente irradiador da doutrina do Sigma para o interior de São Paulo. Esta região atualmente é conhecida pelas suas diversas belezas naturais e culturais atraindo turistas de todo o Brasil que se encantam com os pontos turísticos  O Arquivo Público de Rio Claro sensível com a vocação turística de Rio Claro organizou o "V Concurso Fotográfico Rio Claro Revela Sua História - 2013" com o objetivo de registrar as nuances e encantos a cultural regional. 

O concurso está aberto a todas as pessoas, residentes ou não na cidade, de qualquer faixa etária, profissional ou amador, conforme preconiza o portal oficial do Arquivo Público de Rio Claro. Os interessados em obter maiores informações devem acessar o endereço: www.aphrioclaro.sp.gov.br/projetos/concursos/rio-claro-revela-sua-historia. 

Acima cartaz de divulgação do V Concurso Fotográfico de Rio Claro, idealizado pelo Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro, localizado na Rua 6, n°3265, Bairro Alto do Santana, Rio Claro - SP, CEP: 13504-099. 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

“Centenário do nascimento de Hitler associado ao Integralismo em debate de televisão”


Hoje saio um pouco do tema para falar sobre a reestruturação do Integralismo no Brasil. Sempre que alguma mídia busca abordar o Nazismo ou Fascismo no Brasil ocorre uma associação simultânea ao Integralismo, como se as doutrinas fossem correlatas, este fato ocorre devido aos anos de perseguições impostos pelo Estado Novo (1937-1945) já que muitas das denuncias remontam ao período.  Infelizmente essa associação, praticamente automática, cria dificuldades aos pesquisadores e curiosos em compreender o tema, agravando-se com a publicidade e disseminação que a mídia alcança.

Em 1989, no centenário de Adolf Hitler a emissora de televisão Bandeirante promoveu um debate, sobre a regência da repórter Silvia Popovicc, no qual diversos participantes opinaram sobre Nazismo e seu principal líder, com a participação do Sr. Anésio Lara, figura polemica, já abordada em outra oportunidade no blog Populista.  

Na tentativa de esclarecer o grande público sobre os fatos, principalmente a participação equivocada do Sr. Anésio Lara, os principais expoentes da reorganização do movimento Integralista, em abril de 1989, prepararam um comunicado a impressa relatando a realidade dos fatos, tentando assim colocar um fim no desastrado debate. Infelizmente o comunicado não alcançou a projeção esperada, porém ele é um importante documento para restruturação do Integralismo, trazendo a interpretação da doutrina do Sigma de dois importantes personagens da história do movimento a Sra. Carmela Patti Salgado, viúva de Plínio Salgado e Maria Amélia Salgado Loureiro, filha de Plínio Salgado, além do Dr. Genésio Pereira Filho, sobrinho de Plinio Salgado e ex-presidente do Diretório Regional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965). 



Acima documento assinado por diversas figuras públicas do Integralismo referente ao debate sobre o Centenário de Adolf Hitler, exibido na rede de televisão Bandeirantes.

Para assistir o debate, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=w1deY3-UGqM