segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

“Tese de Doutorado resgata os anos do exílio em Portugal de Plínio Salgado”


Teses acadêmicas de Graduação  Mestrado e Doutorado sobre as diferentes fases do Integralismo brasileiro são  facilmente encontradas na Internet atualmente, devido à popularização do tema graças em parte à digitalização de documentos pelos Arquivos Públicos brasileiros que facilitaram a consulta e fomentaram a curiosidade do público em geral sobre a temática. Em sua grande maioria poucos trabalhos possuem uma qualidade digna de ser usada como fonte de consulta pelos novos pesquisadores, que ao citarem trabalhos de baixa qualidade abundantes na rede, acabam caindo no erro, se tornando verdadeiras fontes disseminadoras de erros grosseiros. 

Nesta seara alguns autores se destacam por elaborarem trabalhos com qualidade acima da media, dentre eles gostaria de indicar ao leitor do blog Populista o trabalho do Professor Dr. Leandro Pereira Gonçalves (PUC-SP), intitulado “Entre Brasil e Portugal: trajetória e pensamento de Plínio Salgado e a influência do conservadorismo português”, defendida em 2012, conferindo ao autor o titulo de Doutor em História. 

Entre estudiosos da temática a discordância em algumas interpretações é natural em um tema extremamente frutífero como o Integralismo, entretanto é importante ressaltar a qualidade do trabalho elencado acima por trazer novas fontes sobre um período pouco abordado, os anos de exílio do Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) Plínio Salgado, podendo incentivar outros pesquisadores a buscarem estudar outras vogais Integralistas que após a decretação do Estado Novo (1937-1945) se auto-exilaram, deixando algumas o próprio Integralismo. 

Os interessados em ter acesso ao trabalho poderão encontrar no endereço abaixo.
www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15258


Acima imagem do Professor Dr. Leandro Gonçalves durante o debate promovido pela Revista de História da Biblioteca Nacional sobre Integralismo, realizado em 2011 (Fonte: RHBN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.