sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

“Homenagem a Frei Orlando, herói Integralista que participou da Segunda Guerra Mundial”


No dia 21 de fevereiro de 2013, em diversas partes do Brasil, foi comemorada a tomada do Monte Castelo, região localizada na Itália, então ocupada pela Alemanha, sendo uma das principais batalhas travadas no final da Segunda Guerra Mundial, por tropas Aliadas, em grande parte protagonizada pelos soldados da Força Expedicionária Brasileira – FEB que disputaram a hegemonia territorial com o Exército Alemão. O conflito foi marcado pelo grande número de baixas, devido às fortificações nas elevações da colina, além das temperaturas extremamente baixas somadas com lamaçais e neve que dificultaram a incursão dos soldados brasileiros.

Atualmente o confronto é considerado a principal participação brasileira nos cenários da Segunda Guerra Mundial, tendo sido fundamentais as ações promovidas pela Força Expedicionária Brasileira para o avanço dos Aliados em direção ao Norte da Península Itálica, região tática primordial no conflito, além da libertação de vilas e cidades das garras nazistas e de suas atrocidades.

A memória desse feito histórico e suas homenagens demonstram o respeito dos cidadãos à coragem dos praças que lutaram e tombaram em solo Europeu, porém os estudos acadêmicos e eventos festivos não abordam a participação durante os anos 1930 de diversos soldados integrantes das fileiras da FEB na Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), como por exemplo, o Capelão Frei Orlando, patrono do Serviço Religioso do Exército Brasileiro.

Nascido no interior de Minas Gerais, em 13 de fevereiro de 1913, foi batizado com o nome de Antônio Álvares da Silva, tornando-se órfão ainda menino com a perda dos pais, sendo criado por uma família católica da região que foi responsável pelo direcionamento para a vida clerical do jovem que iniciou os estudos em Divinópolis – MG, seguindo posteriormente para a Holanda, de onde retornou com o sacerdote Frei Orlando.


Imagem de Frei Orlando (1913-1945) Capelão Militar na 2° Guerra Mundial  (Fonte: AHEX).

Após sua volta ao Brasil passou a lecionar no Colégio de Santo Antônio, localizado em São João del Rei – MG, aonde deparou com a cidade em polvorosa após a chegada de grande contingente de soldados alistados as Forças Expedicionárias Brasileiras. Não se conformando em permanecer a margem do que ocorria na cidade viu a oportunidade em se alistar ao 11°RI quando o comandante do regimento solicitou a indicação de um religioso para capelão militar, integrando-se, então, à FEB, e seguindo para Europa.

Pouco antes da tomada de Monte Castelo, durante uma visita à linha de frente, Frei Orlando faleceu vitimado por um tiro acidental. Contava com 32 anos de idade, tornando-se o único capelão brasileiro morto nas operações de guerra da Itália. Seu corpo atualmente repousa no Cemitério de Pistola, sendo  sido enterrado com sua camisa-verde embaixo da batina, conforme declarou em discurso o Deputado Populista Sr. Hilário Torloni (PRP-SP), na tribuna da Câmara de Deputados, publicado as palavras no Diário Oficial do dia 20 de agosto de 1955. Além deste herói nacional muitos outros Integralistas integrantes das Forças Expedicionárias Brasileiras foram condecorados por atos de bravura, tornando-se exemplos para os demais soldados.


Imagem da missa realizada por Frei Orlando durante os combate na Itália (Fonte: AHEX). 

Para maiores informações sobre Frei Orlando, acesse www.ahex.ensino.eb.br.
Praça Duque de Caxias, n°25, 6° andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20221-260.
Fone: (21) 2519-5351 - Antendimento de 2° a 5° feira, das 13h e 30 min às 16h e 30min. 

6 comentários:

  1. Fantástico!
    O Frei Orlando é um dos grandes ícones do Brasil na Segunda Grande Guerra. Foi uma grande (e boa) surpresa saber que o mesmo foi Integralista!
    Parabéns pela homenagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Breno, sem duvida o Frei Orlando foi uma figura emblemática, pouco lembrada que desejou ser enterrado com a camisa-verde integralista, em baixa da batina.

      Excluir
  2. Fantástico. Estamos preparando uma artigo sobre o Frei Orlando, patrono do Sarex, filiado a AIB em São João Del Rey e assíduo visitante da AIB em Juiz de fora. Anauê Brasil!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cássio pela mensagem, sem duvida Frei Orlando foi um herói nacional, infelizmente pouco lembrado, mesmo no ano do seu centenário. O interessante e que mesmo seus biógrafos não fazem menção a sua passagem nas fileiras Integralistas, lamentável sem duvida, perde com isso a história nacional.

      Excluir
  3. Desconhecia esse aspecto partidário do Frei Orlando!!!s.m.j. esse fato é pouco conhecido no EB. E esse dado de que teria sido enterrado com a camisa sob o hábito, creio ser de baixa probabilidade. Hoje encontra-se enterrado no Monumento Nacional aos Mortos na 2ªGuera Mundial , no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rossi, obrigado pela mensagem. Este dado faz parte de uma publicação do Partido de Representação Popular, indicando que o Frei Orlando além de ser Integralista, foi enterrado com a camisa-verde. Quanto a transferência do corpo, sim, de fato, atualmente esta no Rio de Janeiro. Irei postar o documento para maiores esclarecimentos.

      Excluir

Obrigado.