sábado, 11 de fevereiro de 2012

Parte III: “Interpretando Plínio Salgado através das caricaturas”


Nos próximos dias se aproxima a maior festa popular do nosso país, aproveito esta oportunidade de alegria e descontração para trazer ao leitor do Blog Populista mais uma charge da campanha Presidencial de 1955, na qual concorreu o Presidente do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Plínio Salgado.  

Conforme as outras charges já postadas neste blog, este desenho foi vinculado na Revista Manchete N.180, em 01 de outubro de 1955, na página intitulada “Candidatos em Nanquim” e produzida pelo advogado, funcionário da Caixa Econômica Federal, chargista do Jornal A Noite e autor dos livros “Hoje tem espetáculo” e “Bonecos de Alvarus”, Álvaro Cotrim. Esta interpretação se diferencia das demais publicadas na seção por outros artistas, por associar claramente o candidato Populista ao Nazismo, além de trazer uma expressão impetuosa se aproximando da arrogância, com o braço levantado e o símbolo Integralista (Sigma) na lateral da blusa.

 Esta forma de registrar o candidato, e conseqüentemente os demais do período, é interessante justamente por se utilizar das maiores armas dos caricaturistas: o riso e o ridículo; através destes dois meios o artista busca a atenção do leitor sem se utilizar muitas vezes da escrita. Portanto, por ser uma seção humorística nos principais meios de comunicação não se deve ser levada com seriedade como aconteceu a certos candidatos, ao contrario muitos políticos utilizaram deste meio para propagar suas campanhas, fazendo com o que antes era ruim se transformasse em bom, angariando assim votos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.