quinta-feira, 28 de junho de 2012

"Convenções políticas agitam o Partido de Representação Popular - PRP em 1946"

Em clima de convenções políticas que ocorrem em todo o Brasil neste mês para indicar os candidatos aos cargos legislativos, promovendo uniões curiosas como as chapas Maia - Garotinho, no Rio de Janeiro – RJ, e Maluf - Haddad, em São Paulo – SP, trago hoje aos visitantes do blog Populista uma interessante foto da II Convenção Nacional realizada em outubro de 1946 pelo Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) que contou com a presença de delegados de todos Estados da Federação, conforme noticiou o jornal oficial da legenda Idade Nova.

Um fato curioso deste evento é que ele, diferente da I Convenção Nacional do PRP, contou com a participação ilustre do principal líder do partido Plínio Salgado, que tinha retornado recentemente do auto-exílio em Portugal, conforme pode-se visualizar no centro da foto discursando abaixo.


Acima imagem presente no acervo Plínio Salgado do Arquivo Público de Rio Claro - SP.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

"Graças a Deus já temos em quem Votar, Plínio Salgado na Câmara dos Deputados Federais"

Trago hoje mais uma lembrança da campanha para Deputado Federal de 1958, item comum entre os candidatos do período que se utilizaram do seu baixo valor de fabricação para divulgar suas candidaturas, trata-se de um raro botton, com a imagem do Presidente Nacional do Partido de Representação Popular (1945-1965) Plínio Salgado.

Como se pode observar a imagem fotográfica de Salgado já possuía o nariz levemente inclinado para o lado, devido ao acidente automobilístico sofrido durante a campanha Presidencial de 1955, além deste detalhe a frase “Graças a Deus já temos em quem votar” apela para o eleitorado católico que sempre acompanhou o candidato durante sua trajetória política.

Acima imagem do raro botton de 0,2 cm produzido na década de 1950 com a frase "Graças a Deus já temos em quem votar, Plínio Salgado", infelizmente não foi possível identificar a origem do seu fabricante.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

“Homenagens ao escritor e jornalista Plínio Salgado pelo Brasil”


Durante a misteriosa retirada e ressurgimento do busto do escritor e jornalista Plínio Salgado da Biblioteca Municipal de São Bento de Sapucaí – SP diversos leitores enviaram e-mails perguntando sobre outros bustos do homenageado pelo Brasil, infelizmente não possuo informações sobre estas peças, apenas posso informar que o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) possui homenagens em diversos Estados e Municípios pelo Brasil, tendo seu nome gravado em vários logradouros públicos, são eles: Fortaleza (CE), Três Corações (MG), São Paulo (SP), Varginha (MG), Cascável (PR), Nova Friburgo (RJ), Esteio (RS), Manaus (AM) e Luziânia (GO).

Quanto ao famoso busto de Salgado na Praça que leva o nome do homenageado, localizado entre as Avenidas 21 e 23 e Ruas 21 e 22, no Bairro do Estádio, em Rio Claro – SP, este foi furtado há alguns anos, sendo que a Prefeitura, até a presente data, não demonstrou interesse algum em solicitar à Secretaria de Cultura a reposição da peça histórica, o que vem revoltando a população da região pela falta de respeito dos seus governantes por uma das principais figuras da história de Rio Claro.


Acima, vê-se, na foto, a inauguração da Praça Plínio Salgado, com o seu busto, em Rio Claro – SP, presente ao ato Carmela Patti Salgado, Henrique Salgado, Nertan Macedo e o Deputado Cunha Bueno, Fonte: SALGADO, Maria AméliaPlínio Salgado Meu Pai, Ed. GRD. São Paulo – SP, ano 2001, pág. 494.

terça-feira, 5 de junho de 2012

"Artigos Integralistas são comercializados em leilões e feiras de antiguidades por todo o Brasil"

Muitos acadêmicos que se debruçam sobre a temática da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e a do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) possuem dificuldades para adquirir material referente ao tema, esta dificuldade, em parte, é caracterizada pelo período de perseguição do Estado Novo (1937-1945) e o temor que esta "caça às bruxas" voltaria com o regresso de Getúlio Vargas ao poder, em 1951. O temor dos antigos militantes, que durante o Estado Novo foram cruelmente perseguidos, presos e torturados, é justificável e a destruição dos documentos uma lógica clara.

Atualmente parte desta dificuldade pode ser sanada através dos inúmeros leilões e feiras de antiguidades que são realizados atualmente em todo o Brasil. Um grande número de documentos presentes em apenas Arquivos Públicos podem ser encontrados nestes eventos, que em muitos casos são disponibilizados para venda por herdeiros ou mesmo antigos militantes que tiveram a coragem de resguardar estes importantes materiais das garras da repressão. Um exemplo recente foi o leilão promovido pelo Leiloeiro Mozart Melo, que disponibilizou alguns artigos originais do período para serem leiloados durante sua realização, entre eles, um raro exemplar do Código de Ética do Estudante, editado na década de 1940, e impresso em formato de panfleto outro exemplo foi a recente venda de uma fivela Integralista dos anos 1930.  


Antiga fivela Integralista com a inscrição Anauê, Deus, Pátria e Família, produzida  em metal na década de 1930, pela empresa AE&C.