terça-feira, 5 de junho de 2012

"Artigos Integralistas são comercializados em leilões e feiras de antiguidades por todo o Brasil"

Muitos acadêmicos que se debruçam sobre a temática da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e a do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) possuem dificuldades para adquirir material referente ao tema, esta dificuldade, em parte, é caracterizada pelo período de perseguição do Estado Novo (1937-1945) e o temor que esta "caça às bruxas" voltaria com o regresso de Getúlio Vargas ao poder, em 1951. O temor dos antigos militantes, que durante o Estado Novo foram cruelmente perseguidos, presos e torturados, é justificável e a destruição dos documentos uma lógica clara.

Atualmente parte desta dificuldade pode ser sanada através dos inúmeros leilões e feiras de antiguidades que são realizados atualmente em todo o Brasil. Um grande número de documentos presentes em apenas Arquivos Públicos podem ser encontrados nestes eventos, que em muitos casos são disponibilizados para venda por herdeiros ou mesmo antigos militantes que tiveram a coragem de resguardar estes importantes materiais das garras da repressão. Um exemplo recente foi o leilão promovido pelo Leiloeiro Mozart Melo, que disponibilizou alguns artigos originais do período para serem leiloados durante sua realização, entre eles, um raro exemplar do Código de Ética do Estudante, editado na década de 1940, e impresso em formato de panfleto outro exemplo foi a recente venda de uma fivela Integralista dos anos 1930.  


Antiga fivela Integralista com a inscrição Anauê, Deus, Pátria e Família, produzida  em metal na década de 1930, pela empresa AE&C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.