segunda-feira, 11 de junho de 2012

“Homenagens ao escritor e jornalista Plínio Salgado pelo Brasil”


Durante a misteriosa retirada e ressurgimento do busto do escritor e jornalista Plínio Salgado da Biblioteca Municipal de São Bento de Sapucaí – SP diversos leitores enviaram e-mails perguntando sobre outros bustos do homenageado pelo Brasil, infelizmente não possuo informações sobre estas peças, apenas posso informar que o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) possui homenagens em diversos Estados e Municípios pelo Brasil, tendo seu nome gravado em vários logradouros públicos, são eles: Fortaleza (CE), Três Corações (MG), São Paulo (SP), Varginha (MG), Cascável (PR), Nova Friburgo (RJ), Esteio (RS), Manaus (AM) e Luziânia (GO).

Quanto ao famoso busto de Salgado na Praça que leva o nome do homenageado, localizado entre as Avenidas 21 e 23 e Ruas 21 e 22, no Bairro do Estádio, em Rio Claro – SP, este foi furtado há alguns anos, sendo que a Prefeitura, até a presente data, não demonstrou interesse algum em solicitar à Secretaria de Cultura a reposição da peça histórica, o que vem revoltando a população da região pela falta de respeito dos seus governantes por uma das principais figuras da história de Rio Claro.


Acima, vê-se, na foto, a inauguração da Praça Plínio Salgado, com o seu busto, em Rio Claro – SP, presente ao ato Carmela Patti Salgado, Henrique Salgado, Nertan Macedo e o Deputado Cunha Bueno, Fonte: SALGADO, Maria AméliaPlínio Salgado Meu Pai, Ed. GRD. São Paulo – SP, ano 2001, pág. 494.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.