domingo, 27 de março de 2011

“Série Entrevista IV – Sr. Cezar Augusto Machado”

Ficha técnica:
Nome completo: Cezar Augusto Machado da Silva
Filiação: Jose Polidoro Machado da Silva e Noemia Gigante Machado da Silva
Estado: Minas Gerais – MG
Data de Nascimento: 17 de agosto de 1931
Profissão: Professor de Historia e Fiscal da Receita Federal

Entrevista realizada no mês de março de 2011 por Guilherme Jorge Figueira com o simpatizante do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Sr. Cezar Augusto Machado da Silva.

Imagem do Sr. Cezar Augusto Machado da Silva, durante a entrevista realizada em sua residência localizada no Rio de Janeiro – RJ.
  
      1) Professor Cezar Augusto, sempre há um começo na militância política, como foi o seu inicio?

Com os meus 18 anos eu tive acesso a muitos livros sobre o Integralismo, logo tive uma simpatia pelo movimento e pela Ação Integralista Brasileira. Por causa da sinceridade da doutrina e de seus pregadores, coisa que os políticos não possuem, estes possuem apenas falsidade. Por essa razão simpatizei com o Integralismo, embora não me alistei formalmente por estar começando a vida, mesmo assim eu já tinha meus ideais integralistas intrínsecos na minha alma.

      2) O senhor participou como ouvinte de diversos comícios do Partido de Representação Popular – PRP, partido político que aglutinou diversos Integralistas após 1945, entre eles um dos principais que ocorreu na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, provavelmente um dos principais comícios da campanha presidencial que Plínio Salgado, nos anos 50, como foi este evento?

Neste comício Plínio mostrou seus princípios para população fluminense, eu estava saindo de casa e parei para assistir o evento. Nesta ocasião senti inócuas os idéias do Chefe Integralista, lembro que foi uma votação muito bonita que ele recebeu.

Vários políticos tentaram fazer conchavos para trazer os votos de Plínio Salgado, como Ademar de Barros e Juarez da Távora, e ele foi irredutível, não cedeu as pressões em nenhum momento. Salgado sempre disse que o Brasil não estava preparado para uma democracia liberal, porque seus políticos eram oportunistas, esta profecia se configura ate hoje.

      3) Chegou ao nosso conhecimento que o senhor teve a oportunidade de conhecer pessoalmente Geraldo Melo Mourão, importante líder Integralista dos anos 30, como foi este encontro?

Eu conheci Geraldo Melo Mourão, uma pessoa incrível. Foi secretario de educação da prefeitura do Rio de Janeiro.  O encontro foi o seguinte, meu filho o conheceu na época que trabalhava na Direção do Arquivo Publico do Estado do Rio de Janeiro - APERJ, ai então me apresentou esse cidadão, este muito atuante no Integralismo.

Um fato curioso e pouco falado sobre a biografia de Mourão, durante o Estado Novo, foi acusado de passar informações estratégicas aos submarinos alemães, em decorrência dessas acusações, que nunca foram comprovadas, foi duramente torturado, tendo inclusive as unhas arrancadas.

Graças a ele obtive muitas informações sobre Integralismo. Uma das coisas que ele me passou foi sobre a marcha dos 50.000, ocorrida no Estado da Guanabara, no dia Mourão falou que estava programado entre alguns dirigentes Integralistas de se assumir o poder, porem Plínio Salgado não quis, mostrando sua posição ética e democrática. Uma semana depois infelizmente a AIB foi fechada. Mourão falou que essa atitude o decepcionou profundamente.  
     
      4) Por fim, qual a mensagem que o senhor deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre o tema?

Eu peço que continue e estude o movimento com idealismo e honestidade, este idealismo no atual momento do Brasil esta em falta, o Integralismo e o único grupo que tem como principio ser honesto, e nesta honestidade se faz a grandeza Deus, Pátria e Família.

---

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html);

Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);

Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html);

Entrevista IX Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.