sexta-feira, 11 de março de 2011

"O PRP e a Camisa Verde Integralista"

Durante a trajetória do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) o Diretório Nacional do partido absorveu símbolos e idéias da extinta Ação Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), entre eles o Sigma, algo natural para uma legenda que congregava diversos políticos oriundos da AIB.

Os novos militantes do partido, em especial os jovens, entusiasmados com a mística em volta da camisa-verde, adotada durante os anos 30, se questionaram muitas vezes porque não se resgatava novamente o uniforme oficial da Acção Integralista Brasileira, para que assim se retomasse os desfiles públicos comuns durante a existência da AIB que empolgava a população brasileira e arregimento novos adeptos a legenda.

A fim de esclarecer aos membros do partido sobre a adoção ou não da camisa-verde, o Partido de Representação Popular emitiu circulares para esclarecer o assunto colocando um ponto final na questão. Abaixo a integra do capitulo que aborda o assunto editado pelo Diretório do Partido de Representação Popular de Minas Gerais, em Belo Horizonte, sem data. A grafia original e a disposição do texto foram mantidos.

CAPITULO VI – A Camisa Verde – O Anauê! – O Estado Corporativo – O Sigma 

- E a camisa verde? Voltara
- A camisa verde simboliza a nossa esperança na construção de uma grande Pátria,  ao mesmo tempo que era a marca de diferenciação contra outras camisas que já eram vestidas por brasileiros, mas que, - pardas ou pretas – precisavam ser combatidas no Brasil, pois espelhavam movimentos estrangeiros. No que toca a sua readoção, reconhecemos que não há, presentemente, clima histórico para isso. A camisa verde foi uma ferramenta que se usou para determinado trabalho em época determinada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.