terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Livro Imagens do Sigma

Ao longo dos anos inúmeros livros foram publicados sobre a história do Integralismo brasileiro, dentre as diversas obras o livro "Imagens do Sigma", organizado pelos pesquisadores Luiz Henrique Sombra e Luiz Felipe Hirtz Guerra, editado pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ, em 1998, possui enorme destaque, em razão das icônicas imagens presentes na publicação. 

Ao longo das 129 páginas do livro o leitor poderá se debruçar por boa parte da história do Sigma, servindo a obra como uma verdadeira cápsula do tempo, aproveitando o vasto acervo presente no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, proveniente dos arquivos do DOPS, para trazer ao leitor aspectos únicos do Integralismo e sua iconografia. Abaixo selecionei algumas imagens do período do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). 


Acima imagem do II Congresso Nacional dos Centros Culturais da Juventude, em 14 março de 1954 (Fonte: APERJ). 


Registro fotográfico da exposição comemorativa do 25° aniversário de fundação da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) (Fonte: APERJ). 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

"Código do Pliniano"

Regimentos internos, códigos de conduta, estatutos e diretrizes são algo rotineiramente encontrado nos jornais publicados pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que buscava criar uma identidade nacional para um movimento politico e social presente em todo o país. Dentre os inúmeros documentos emitidos pelo movimento do Sigma o Código do Pliniano é pouco conhecido, muitas vezes ignorado pela historiografia. 

Publicado pelo "Suplemento dos Plinianos", em 1937, o Código do Pliniano aborda 10 (dez) artigos que todo jovem Integralista deveria seguir, além de 05 (cinco) leituras sugeridas para sua formação intelectual, são elas:  Nosso Brasil, Geografia Sentimental, Cartas a um Pliniano e Suplemento dos Plinianos

Observa-se que as edições do "Suplemento dos Plinianos", acompanhavam gratuitamente a revista "Brasil Feminino", importante publicação voltada as mulheres Integralistas que originalmente não se tratava de uma revista oficial do movimento Integralista, posteriormente se tornando, tendo estrondoso sucesso, com capas icônicas. 


Acima "Código do Pliniano", publicado no Suplemento dos Plinianos, n° 01, página 02, ano 1937. 

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

"Dia da Bandeira: o significado da bandeira do Sigma"

No dia 19 de novembro se comemora o Dia da Bandeira do Brasil, símbolo criado para marcar o início da República brasileira, projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mende (1855-1927) e pelo filósofo Miguel Lemos (1854-1917), com desenho do artista e caricaturista Décio Villares (1851-1931), sendo que infelizmente, em 2010, o protótipo elaborado por Villares foi roubado da Igreja Positivista do Brasil, significando uma perda expressiva para história do país. 

Aproveitando a oportunidade que a data dispõe, gostaria de falar um pouco sobre a Bandeira do Sigma, um dos principais símbolos da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), sendo possível encontrar seus parâmetros nos Protocolos e Rituais do movimento Integralista, conforme é possível observar na imagem abaixo:


Acima imagem parcial dos Protocolos e Rituais da Acção Integralista Brasileira (1932-1937). 

Ademais, o significado das cores e símbolo podem ser observados no próprio documento, ou melhor, na nota de rodapé, que faz referência a Bandeira do Sigma: "O azul da nossa bandeira simboliza a atitude do pensamento integralista. Evoca distanciais, mostrando que o Integralismo não se submete aos limites políticos que nos tem amesquinhado, mas tem um grande ideal que é a integridade do Brasil e a projeção de sua grandeza sobre os povos do Universo. A esfera branca mostra a pureza de sentimento e sinceridade dos propósitos integralista. A cor brande é ainda o resultado da mistura de todas as cores, e o Sigma nela inscrito significa, como está dito acima, a integralização de todas as forças sociais na suprema expressão da nacionalidade"

Os interessados em encontrar exemplares da bandeira do Sigma original,  produzida nos anos 1930, poderão encontrar no acervo do Arquivo Publico do Estado do Rio de Janeiro - APERJ ou no Arquivo DELFOS da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. 



Acima imagem de um casamento Integralista em Resende, Estado do Rio de Janeiro, com a bandeira Integralista ao fundo (Acervo: APERJ).

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

"Integralistas de Petrópolis presos por se manifestarem contra Estado Novo (1937-1945)"

O feriado da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro se aproxima, em razão da data festiva, a segunda-feira deixou de ser dia útil, possibilitando alguns dias de descaso do labor diário, sendo assim, estarei indo para uma das cidades mais icônicas para o Integralismo brasileiro, no interior do Rio de Janeiro.

A cidade de Petrópolis sediou o 2° Congresso Nacional da Ação Integralista Brasileira (1932-1937), em março de 1935, conhecido pela historiografia como Congresso de Petrópolis, sendo sua principal marca a mudança definitiva de associação civil para partido politico e a dissolução da milícia Integralista. 

Sobre os camisas-verdes de Petrópolis, gostaria de trazer uma interessante reportagem, publicada no Jornal do Brasil, no dia 12 de outubro de 1940, sobre um Conferencia realizada pelos Congregados Marianos da região, que teve como convidado saudoso camisa-verde Eurípedes Cardoso de Menezes, que demonstra de forma clara e objetiva a ausência de democracia vivenciada pelos brasileiros durante o Estado Novo (1937-1945) que impediam qualquer tipo de manifestação livre. 



Acima reportagem intitulada "O Integralismo em Petrópolis", publicada no Jornal do Brasil, no dia 12 de outubro de 1940 (Fonte: Biblioteca Nacional). 

sábado, 6 de novembro de 2021

"Lançamento do Livro o Integralismo na Vida Brasileira"

No final do mês de outubro de 2021 foi lançado, pela Editora Nova Offensiva, nova edição do livro "O Integralismo na Vida Brasileira", escrito pelo poeta, jornalista e politico Plínio Salgado (1895-1975).  A reedição conta com a coordenação do escritor Ronan Pedro Silva Matos, que nos últimos anos tem se notabilizando pelo lançamento de novos escritores, que se debruçam sobre o Integralismo Brasileiro em suas obras.

Tive o prazer de ser convidado pelo organizador para colaborar com a referida obra, escrevendo sua introdução, na qual traço um pequeno histórico sobre o movimento do Sigma, facilitando, desta forma, compreensão do importante livro escrito por Salgado. Os interessados em adquirir a publicação, no valor de R$ 46,90, poderão encontrar no endereço eletrônico: https://livraria.novaoffensiva.com.br.


Acima imagem da capa do livro "O Integralismo na Vida Brasileira", publicado em 2021, pela Editora Nova Offensiva (Fonte: Editora Nova Offensiva). 

domingo, 24 de outubro de 2021

"Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira"

No último dia 23 de outubro de 2021 se comemorou o "Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira", importante data que homenageia os profissionais civis e militares da aviação brasileira, data essa escolhida em razão do voo de Alberto Santos Dumont em 1906, na capital da França, pilotando o 14-Bis.

Inúmeros brasileiros se destacaram na aviação, dentre eles, gostaria de chamar a atenção para o pioneiro na travessia aérea do Oceano Atlântico, o camisa-verde João Ribeiro de Barros, eleito Vereador na Câmara Municipal de São Paulo, em 1936, com o slogan "contra o aumento dos impostos", sendo posteriormente duramente perseguido pelo Estado Novo (1937-1945), com a proibição dos partidos políticos.

O camisa-verde já foi tema no passado do blog Populista, sendo inclusive divulgado reportagem na qual aborda sua adesão ao Integralismo no jornal oficial da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Para saber mais sobre o tema, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com/2016/06/camisa-verde-joao-ribeiro-de-barroso.html.


Acima imagens da chegada do icônico Jahú ao Recife - PE, em 1927. Atualmente o museu da TAM, localizado no Estado de São Paulo possui uma réplica da aeronave  (Fonte: YouTube). 

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

"O Mais Belo Manifesto"

 "O mais bello manifesto", foi com essas palavras que o camisa-verde Abílio Gomes fez referência ao lançamento da Revista Anauê! (1935-1937), na segunda edição da publicação, trazendo um poema que infelizmente não fez parte da Enciclopédia Integralista, publicada nos anos 1957 a 1961, pela GRD Edições e Livraria Clássica Brasileira, editada por Gumercindo Rocha Dórea. 

Vejamos o poema, descrito abaixo com grafia original:

"Com que orgulho sustentas no teu braço o filho teu! Que já levanta, junto ao teu regaço, o bracinho seu n'um Anauê... que Deus escuta e a Pátria vê!  Jamais o tempo cancelará o gesto tão nome e lindo, de exemplo vivo nesse "manifesto",  de gloria, infindo! E ele é a imagem desse Brasil - menino ...  sabes porque? Porque Integral será o seu destino"  (Até os "pimpolhos" já dão "Anauê"!)  Rio, 13 - II, 1935.  Silvio Luiz Michelloti 


Acima imagem do texto intitulado "O mais bello "manifesto", publicado na Revista Anauê!, n°2, ano 1935, página 61. 


quinta-feira, 7 de outubro de 2021

"O livro Integralista de Miguel Reale dedicado a um amigo judeu"

Ao longo da vida o escritor, professor e jurista Miguel  Reale (1910-2006),  prestou esclarecimentos em inúmeras reportagens sobre sua participação na Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), entretanto os pesquisadores que abordam sua participação no movimento do Sigma quase sempre ignoram essas entrevistas, fixando apenas a análise na sua militância, produção acadêmica e jornalística. 

Como não podia deixar de ser, a pergunta sobre o suposto antissemitíssimo no movimento Integralista sempre órbita as entrevistas que Miguel Reale participou, na tentativa de corroborar um pensamento equivocado, que ainda hoje se encontra presente em diferentes trabalhos acadêmicos, apesar de inverídico. 

Curiosamente, talvez uma das últimas entrevista do professor Miguel Reale a mídia, em especial a Revista Veja, de 03 de fevereiro de 1982, intitulada "A Saída é o pluralismo", de autoria do jornalista Gabriel Manzano Filho, traz justamente a pergunta sobre o antissemitismo no integralismo, sendo duramente respondida pelo entrevistado, na tentativa de encerrar o debate sobre o tema em definitivo. Senão vejamos:



Acima imagem parcial da entrevista de Miguel Reale a Revista Veja, de 03 de fevereiro de 1982, intitulada "A Saída é o Pluralismo", de autoria do jornalista Gabriel Manzano Filho. 

Apesar do fato ser desconhecido pela maioria dos pesquisadores e curiosos sobre o tema a veracidade descrita pelo entrevistado e incontestável, conforme pode ser observado pela edição do livro supracitado que contem a referida dedicatória.  

Nesse contexto, como é possível, um movimento politico dito por muitos como antissemita, ter um dos seus principais doutrinadores dedicado a um amigo judeu? Vamos deixar a resposta aos pesquisadores e jornalistas profissionais.


Dedicatória presente na primeira e segunda edição do livro Estado Moderno, escrito por Miguel Reale.


Subcapa da segunda edição do livro Estado Moderno, escrito por Miguel Reale, em 1934, editora Livraria José Olympio.

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

"Retorno das Atividades no Blog"

Prezados leitores do blog Populista, informo que após um período adormecido, o referido canal volta às atividades, buscando trazer material sobre a história do Integralismo brasileiro, em especial, do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), partido político pouco debatido pela historiografia nacional, que se debruça em outros temas relacionados ao movimento do Sigma. 

Espero contar com a ajuda novamente dos leitores, recebendo material diverso sobre a trajetória do Integralismo, ou mesmo, com dúvidas e sugestões, que engrandecem o trabalho realizado ao longo dos anos.

Obrigado.

Blog Partido de Representação Popular